Carreata da Padroeira substitui tradicional procissão em Santana do Mundaú

Thiago Aquino e Thiago Alvino / Pascom Mundaú

A Paróquia Senhora Sant’Ana, no município de Santana do Mundaú, Área do Vale do Mundaú, realizou nesse domingo (24) a Missa Solene e a Carreata da Padroeira. Tradicionalmente, a comunidade celebra Senhora Sant’Ana em janeiro com o novenário, mas este ano a grande programação foi adiada para julho e, de forma limitada devido as medidas de isolamento social contra a Covid-19, os fiéis participaram do Tríduo Devocionário. A bênção do Santíssimo Sacramento encerrou a festividade.

Por causa da pandemia, programação tradicional foi transferida para julho. Foto: Pascom Mundaú

A aposentada Maria José, popularmente conhecida como Zezé, não segurou as lágrimas ao avistar o carro-andor com a imagem de Senhora Sant’Ana. Acenando da porta de casa, a devota lamentou o fato de não ter procissão, mas se mantém confiante por dias melhores.

Fiel improvisou altar em janela para homenagear a padroeira. Foto: Pascom Mundaú

“Me emocionei muito, porque todos os anos tinha a procissão, tinha a festa da padroeira, e nós estávamos ali no meio da multidão. Vamos pedir a Deus para que Ele repreenda essa pandemia e tudo volte ao normal. Não vejo a hora disso acontecer, pois tenho o costume de participar das missas, mas com as restrições eu não estou podendo sair de casa por fazer parte do grupo de risco”, explicou a moradora da Rua Muniz Falcão. “Que Senhora Sant’Ana interceda por nossos pedidos”, acrescentou.

Da Igreja Matriz, no centro do município, a carreata seguiu pela principal rua até o Residencial Santana do Mundaú, conhecido como Jussara, conjunto construído para as vítimas da enchente de 2010. Altares improvisados nas calçadas com imagens, crucifixo e flores, mas com todo zelo para homenagear a padroeira. Até a Banda de Pífanos não deixou de prestar a homenagem e acompanhou também de carro. O Terço das Mulheres da comunidade São Joaquim (Residencial) confeccionou faixas, ornamentou a rua com bexigas e não faltaram palmas quando o carro-andor passou.

Maria Cicera Bezerra da Silva faz parte da Rede Mundial de Oração do Papa e não esconde a tristeza por não estar com os demais membros à frente da procissão, como é de costume, mas aproveitou o momento para pedir por proteção: “Esse um dia triste, é desgostoso para todos nós, porque essa festa é muito animada todos os anos, porém dessa vez não teve por causa dessa doença que está no mundo. Mas a carreata da nossa padroeira foi muito bonita, foi um momento de oração para pedir a Deus que nos proteja dessa doença, nos dê saúde, para que possamos celebrar juntos na próxima festa”.

Comunidade homenageia a padroeira de Santana do Mundaú. Foto: Pascom Mundaú

Ao retornar para o centro, os carros e motos ao som de buzinas seguiram o trajeto da tradicional procissão. Da alta varanda da Igreja Matriz, a bênção do Santíssimo Sacramento se estendeu para toda Santana do Mundaú. Os fogos e o sino anunciaram o retorno da imagem para o interior da Matriz, momento de muita emoção.

Devotos saudaram Senhora Sant’Ana. Foto: Pascom Mundaú

“Foi uma grande demonstração de fé, de amor para com a nossa padroeira, a Senhora Sant’Ana. Durante esses dias, nós pedimos a sua intercessão para que nos livre da Covid-19. Mesmo com pandemia, nós celebramos a nossa padroeira com muita fé, esperança e confiança, porque tudo há de passar, porque o Senhor é sempre conosco, é nosso amparo e está ao nosso lado”, exaltou padre Lourenço Júnior, o administrador paroquial.

 Bênção do Santíssimo encerrou festividade. Foto: Pascom Mundaú

Diante do Santíssimo, o sacerdote também rezou pelas vítimas do novo coronavírus e lembrou padre Nilton Marques, o primeiro administrador da Paróquia Senhora Sant’Ana e que faleceu por complicações da Covid-19.

Muitos fiéis acompanharam a programação pelas redes sociais da Paróquia, inclusive devotos que estão distantes de Santana do Mundaú. “Me sinto privilegiada em estar assistindo pelas redes sociais um momento tão lindo como esse. Há 23 anos não vou aí, mas tenho fé em Senhora Sant’Ana que voltarei um dia”, comentou Iolanda Martins, que mora em Maceió.

Missa Solene

Padre Lourenço presidiu a Missa Solene pela manhã na Igreja Matriz. Representantes de grupos, movimentos, pastorais e de comunidades participaram da celebração. A Paróquia seguiu as recomendações de Saúde e o protocolo da Arquidiocese de Maceió com agendamento, distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Padre Lourenço Júnior presidiu celebrações. Foto: Pascom Mundaú

Tríduo

Entre os dias 21 e 23 de janeiro, a Paróquia Senhora Sant’Ana realizou o Tríduo Devocionário. A abertura aconteceu na quarta-feira (20) com o hasteamento da bandeira e a Missa. No Tríduo, com programação à tarde, os devotos realizaram o Ofício de Senhora Sant’Ana, acompanharam a proclamação do Evangelho e participaram da adoração ao Santíssimo, além de momentos de louvores e orações. Toda programação foi transmitida pelas redes sociais da Paróquia, administradas pela Pastoral da Comunicação (Pascom).

Participação em celebrações foi agendada. Foto: Pascom Mundaú

Adiamento de Festa

Apesar do dia de Senhora Sant’Ana ser em 26 de julho, tradicionalmente a celebração em Santana do Mundaú acontece em janeiro. Com a pandemia da Covid-19, a Paróquia adiou a programação para julho e realizou apenas o Tríduo Devocionário com as limitações impostas pelo isolamento social.