Devotos do co-padroeiro pediram pelo fim da pandemia.
Por Altair Antônio / Pascom Colônia
Por onze noites a Paróquia Nossa Senhora do Carmo homenageou o mártir São Sebastião, co-padroeiro do município. Tradicionalmente a solenidade é celebrada no último domingo do mês de janeiro (31), após um novenário. Uma Missa Solene foi celebrada no dia 20, dia de São Sebastião, presidida por Padre Luiz Sampaio, administrador paroquial, e no dia seguinte foi oficialmente iniciada a Festa.
Mesmo diante da pandemia, os fiéis participaram presencialmente e virtualmente através das redes sociais. Os movimentos e grupos da paróquia assumiram cada uma das noites do novenário e pediram ao santo sua intercessão pelo fim desta doença que assola o mundo inteiro. Visando dar mais oportunidades aos fiéis de participarem da Solenidade, reduzindo aglomerações, foram ofertadas duas celebrações neste domingo: às 08h e às 10h.
Cônego Severino Fernando, reitor da Catedral e do Seminário, presidiu a Solenidade das 10h, e destacou em sua homilia que a festa do glorioso São Sebastião em Colônia Leopoldina é mais conhecida que a festa da Padroeira, por acontecer em um tempo mais propício, no verão. “O cristão que acolhe Jesus, que tem consciência de sua fé, absorve a Palavra de Deus e deixa que a Palavra tome conta de si, está liberto para assumi-la, assume em um compromisso mais intenso e por isso é capaz de enfrentar todos os desafios e dificuldades na fé. São Sebastião dá este testemunho trazendo para si a Palavra de Deus, e vai além do que dizer, ele vai fazer, ele toma Jesus para sua vida e se torna um grande sinal deste Deus presente no meio dos homens.” – Disse o Cônego.
No fim de tarde houve carreata com as imagens de São Sebastião e de Nossa Senhora de Fátima percorrendo as principais ruas, nas quais os fiéis esperaram com piedade e prepararam suas homenagens e demonstrações de fé. Ao término, houve queima de fogos de artifício e Padre Luiz encerrou com a benção final aos motoristas e motociclistas que acompanharam as imagens em carro aberto.