Nossa Senhora da Conceição é celebrada em São Luís do Quitunde.

Por: Hugo Jordan / Pascom São Luís do Quitunde

Exaltando a Deus por meio da Virgem Maria, o povo quitundense celebrou a sua padroeira Nossa Senhora da Conceição. Há 149 anos celebra-se a padroeira deste município no dia 02 de fevereiro, dia em que a imagem chegou a cidade doada pela comunidade de Nossa Senhora do Ó, de Ipioca. Foi escolhido como tema: “Volve a nós o teu olhar de Mãe!”, tirado do Hino da Padroeira. O tema motivou os fiéis nestes dias de Novena, Adoração, Terço e Santa Missa.

A devoção à Nossa Senhora da Conceição está no coração de cada quitundense, que reconhece na Imagem da Imaculada, sua Mãe, que volve a cada um o seu olhar e zela por todo o município de São Luís do Quitunde.

Honrar a Mãe de Deus sob o título de Nossa Senhora da Conceição, olhando para os 149 anos de história é ver um povo que recorre como filho, que tem na Mãe confiança, que reconhece na Virgem Maria a intercessão, o cuidado, o carinho de Mãe.

Podemos afirmar com certeza, o Cenáculo foi em São Luís do Quitunde, pois em cada dia da novena, em cada Celebração Eucarística, ficou notório a presença do Espírito Santo, esposo da Virgem Maria. Os fiéis fervorosos entoavam um canto de louvor a Deus, que chegava aos céus por meio da Imaculada Conceição. Mesmo com os limites que este tempo nos impôs, pudemos, com certeza, celebrar dignamente a Mãe de Deus e nossa Mãe.

O dia Solene da Padroeira iniciou às 05h30 com o Santo Terço, Ofício da Imaculada Conceição e Alvorada Festiva. Às 10h, a Missa Solene reuniu fiéis que de longe vieram saudar a Virgem Maria e ansiosos aguardavam sua descida do Altar Mor. Depois da Missa da Tarde uma multidão nas ruas aguardava a passagem da Imagem na Carreata, o povo que agradecia por todas as bênçãos já recebidas e clamavam a intercessão de Maria principalmente neste tempo de Pandemia.

Ao retornar à igreja Frei Duarte e Pe. Ronaldo abençoaram os carros, motos, bicicletas, ônibus que acompanharam a Santa Mãe de Deus, enquanto os fiéis cantavam a Deus, consagrando-se a Nossa Senhora e clamando o Espírito Santo de Deus.

No dia 03, um dia após, à noite, Frei Duarte presidiu a Celebração Eucarística de gratidão e elevação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição e São José.

Frei Duarte, que administra a Paróquia, avaliou a Festa de forma muito positiva e agradeceu a colaboração e participação de todos.

Que a Imaculada Conceição volva a nós o seu olhar!