Arcebispo Metropolitano diz que Misericórdia agora é caridade

Por Micheliny Tenório | Pascom Arquidiocesana

A celebração do Domingo da Misericórdia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, e assistida pelo Diácono Provisório Urilian Santana, com transmissão direta da Capela Particular da residência episcopal, na tarde deste domingo (11). Na ocasião, Dom Antônio lançou a campanha de arrecadação de alimentos que tem lema proferido pelo metropolita: “Quem tem oferece, que não tem recebe”.

Devido às fortes chuvas que caem na capital desde o sábado (10), a Festa da Misericórdia, inicialmente prevista para ser celebrada no Santuário da Misericórdia São João Paulo II e Irmã Dulce dos Pobres, foi cancelada devido a alagamentos no Santuário que fica no Dique Estrada. A Festa da Misericórdia foi instituída por são João Paulo II em seu papado, que segundo Dom Antônio “(…) foi para entendermos a bondade de Deus”.

Em sua homília, o arcebispo fez uma analogia entre misericórdia e caridade, mencionou sua preocupação com os que moram em locais de risco de desabamento e explicou como é possível entender e vivenciar a misericórdia.

“A misericórdia de Deus tem uma consequência imediata, que é a misericórdia com as pessoas. Nesta pandemia estamos vivendo muitas experiências de misericórdia, a exemplo da doação de alimentos a quem tem fome, mas as pessoas não precisam apenas de comida, precisam também de atenção. Se nos sentimos misericordiados, sejamos misericordiosos com os outros”, refletiu Dom Antônio ao expressar que se Deus tem misericórdia por nós devemos ter pelos nossos semelhantes, pois, “(…) é fazendo a caridade que exercitamos a misericórdia”, acrescentou o metropolita.

A campanha de arrecadação de alimentos destina-se a auxiliar pessoas em estado de vulnerabilidade social, situação que se agravou com a pandemia da Covid-19. Além de alimentos, também podem ser doados material de higiene e limpeza. Para contribuir com a campanha, as doações estão sendo feitas nas sedes do Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres e Seminários da Arquidiocese.