Formação Pascom: Nada substitui o encontro pessoal

Padre Rodrigo Rios conduziu o encontro virtual organizado pela Pascom Arquidiocesana.

Por Marcos Filipe Sousa | Pascom Arquidiocesana

“Vem e verás (Jo 1,46) – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. Foi entorno do tema do 55°DMCS que aconteceu nesta segunda-feira (12) uma noite de formação online com coordenadores da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió conduzida pelo Padre Rodrigo Rios.

Confira o material usado pelo assessor clicando aqui!

O sacerdote que é mestre em comunicação relembrou a origem do Dia Mundial das Comunicações Socias, desde o Concílio Vaticano II até o dia atualidade. “A Igreja sempre se preocupou com esse tema, mas se tornou um objeto de reflexão com a evolução da impresa, olhando com muito carinho para tudo isso, onde surgiu o documento Inter Mirifica e esta data”.

Diante dessa explicação, ele chegou as mensagens anuais que os papas enviam para a reflexão do dia, chegando em 2021, a mensagem de número 55.

“São reflexões atuais. O que estamos vivendo agora? Na mensagem deste ano, o Papa colocou na mensagem, pontos da pandemia. Isso é fantástico”, colocou.

A mensagem é dividida em intertítulos e o padre trabalhou cada uma delas. “Iniciamos com ‘gastar as solas dos sapatos’, uma caminhada, andando muito, a pé. Temos essa problemática do homeoffice, que cada vez menos consegue entender a vida concreta das pessoas, sem ir até ao encontro delas”.

O sacerdote lembra que os evangelistas se preocuparam em narrar os fatos e detalharam cada um deles, porque eram testemunhas oculares, como João que estava em cada um deles.

Recordou que através desse encontro, pessoas que trabalham com comunicação puderam tratar a realidade da pandemia, principalmente dos países mais pobres, como os africanos e asiáticos.

“Mesmo com todos os meios disponíveis para se comunicar, nada substitui o encontro pessoal, o encanto do encontro”, refletiu, lembrando São Paulo e sua vida missionária, citada no final da mensagem pelo Papa Francisco.

“Ele [o Papa] termina falando sobre essa cultura do encontro, de ir até as pessoas onde for e como elas são”, finalizou.

A coordenadora da Pascom Arquidicesana, Maria Cícera, lembrou a conexão com a mensagem do ano passado. “Em 2020, o Papa nos convidou a contar histórias, esse ano a ir até essas histórias e dar rosto a elas”.