Pastorais da Comunicação paroquiais poderão participar de eventos em nível nacional, regional e arquidiocesano.
*Por Marcos Filipe | Pascom Arquidiocesana
Pascom’s de todo o Brasil se preparam para a Semana de Comunicação deste ano. Com o tema “Vem e verás (Jo 1,46): Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”, a Arquidiocese de Maceió se une com o restante da Igreja no Brasil para participar e celebrar esta data.
Nacionalmente, a programação inicia no dia 10 de maio com o tema “Vinde Ver” com a Leitura Orante da Palavra de Deus, às 20h. No dia 12, no mesmo horário, temos: “Gastar as solas dos sapatos”, expressão citada pelo Papa Francisco em sua mensagem dá título à noite formativa com membros do Grecom – Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB. Seguindo a programação noturna, no dia14, testemunho de jornalistas e comunicadores serão retratados com “A coragem dos Jornalistas”.
O Regional Nordeste II, o qual a Arquidiocese de Maceió faz parte, planejou uma tarde de formação para o dia 15, às 15h, que será assessorada pelo Mestre em Comunicação e padre da nossa Igreja Particular, Rodrigo Rios.
No dia 11, será a vez da Arquidiocese de Maceió reunir todos os seus comunicadores, às 21h, para uma noite de bate-papo e formação com a secretária Nacional da Pascom, Patrícia Luz.
Todos esses eventos ocorrerão nas respectivas redes sociais, Pascom Brasil, Pascom Regional Nordeste II e Arquidiocese de Maceió.
A coordenadora da Pascom na Arquidiocese de Maceió, Maria Cícera, falou da importância desse momento. “No ano passado, o Papa Francisco nos convidou a contar histórias e, desta vez, nos aponta que não basta apenas relatar, mas ir até o encontro dessas pessoas e ouvir o anseio de seus corações, principalmente dos excluídos, em meio à pandemia. Estaremos unidades de forma virtual, mas com os corações unidos em oração”.
O 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado no próximo dia 16 maio, na Ascenção do Senhor, com o tema “’Vem e verás’ (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”. E a Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB presidirá missas pelos comunicadores, às 8h e às 15h, transmitidas pelas TVs Católicas e Canal da Pascom Brasil.
“Vinde ver”. Essas palavras do apóstolo Filipe são centrais no Evangelho: o anúncio cristão, ao invés de palavras, é feito de olhares, testemunhos, experiências, encontros e proximidade.
“No dia seguinte, Jesus resolveu partir para a Galileia e encontrou Filipe. Jesus lhe disse: ‘Segue-me’. Filipe era de Betsaida, a cidade de André e Pedro. Filipe encontrou Natanael e lhe disse: ‘Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus, filho de José, de Nazaré’. Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair algo de bom? Filipe lhe disse: ‘Vinde ver’”.
Na mudança de época que estamos vivendo, num tempo que nos obriga à distância social por causa da pandemia, a comunicação pode tornar possível a proximidade necessária para reconhecer o que é essencial e compreender realmente o significado das coisas.
Não conhecemos a verdade se não fazemos experiência, se não encontramos as pessoas, se não participamos de suas alegrias e tristezas. O velho ditado “Deus encontra você onde você está” pode ser um guia para aqueles que trabalham na mídia ou na comunicação na Igreja. No chamado dos primeiros discípulos, com Jesus que vai ao seu encontro e os convida a segui-lo, vemos também o convite para usar todos os meios de comunicação, em todas as suas formas, para alcançar as pessoas como são e onde vivem.