Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho é elevada à Santuário Paroquial

Solenidade jubilar dos 250 anos da igreja que faz parte da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Passo de Camaragibe,  teve como marco histórico a benção do Recanto de Maria

Por: Micheliny Tenório / Jornalista

O Povoado de Nossa Senhora do Bom Despacho vivenciou na manhã deste domingo (30) um momento de graça dentro da Solenidade da Santíssima Trindade. A igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho foi elevada à Santuário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no município de Passo de Camaragibe.

A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição recepcionou os fieis na chegada à igreja. Seguindo os protocolos de sanitização devido à pandemia, muitos fiéis acompanharam a cerimônia nos arredores do templo, que foi presidida pelo Vigário-geral da Arquidiocese de Maceió Monsenhor José Augusto e concelebrada pelo Padre Luiz Antônio, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, e Padre Emerson, vigário-paroquial de Matriz de Camaragibe. A animação litúrgica foi realizada pela Camerata ARS Nova, sob a regência do maestro Gustavo Campos.

Monsenhor José Augusto destacou que a igreja de quase três séculos é testemunha da história do povo alagoano e de uma experiência de vida, e fez um breve relato histórico sobre o templo ao contemplar a arquitetura local.

“A harmonia desta arquitetura fala de uma cosmovisão marcada pela Idade Média que naquele momento a humanidade vivia. Os portugueses que aqui estavam ainda não viviam a experiência dolorosa da transformação que havia em alguns países da Europa. Deus era o senhor absoluto, por isso, esta arquitetura com traços seguros e harmônicos. Esta igreja também está voltada para o oceano, local em que se vigiavam as entradas e o comércio, mas a segurança maior estava no interior deste templo, estava em Deus. E aqui continua a Mãe a ouvir e a nos levar ao seu Divino Filho.”, ressaltou Monsenhor José Augusto.

Após a homília, Padre Luiz Antônio leu o decreto de criação do Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho expedido e assinado pelo Arcebispo da Arquidiocese de Maceió Dom Antônio Muniz Fernandes e pelo Chanceler da Cúria Arquidiocesana de Maceió Padre Valmir Galdino Paes da Silva, reconhecendo a “(…) confluência do grande número de fiéis e em razão das comemorações jubilares dos 250 anos”.

Antes da bênção final, Padre Luiz Antônio registrou agradecimento especial a Dom Antônio: “pelo seu entusiasmo de fé que nos enche de uma alegria pastoral muito grande e por ter atendido nosso pedido com a assinatura do decreto”. O sacerdote declarou o significado do momento histórico para a Paróquia.

“Hoje nossas orações sobem aos céus como incenso em louvor ao Deus Altíssimo por tão grande júbilo. Ao sermos contemplados com tão grande dádiva somos convidados a renovar a nossa fé e adesão a Nosso Senhor Jesus Cristo, o templo eterno de Deus. A Virgem Maria tornou-se o santuário eterno de Deus a fim de despachar nossos pedidos a seu filho Jesus”, refletiu o pároco.

Recanto de Maria

Em seguida, Monsenhor José Augusto junto ao Padre Luiz Antônio concederam a benção ao Recanto de Maria, marco histórico do jubileu, projetado pela arquiteta Maria Lúcia.

A coordenadora da Catequese na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Nalym, falou sobre o sentimento da elevação da igreja à santuário. “É uma alegria imensa, pois somos muito devotos à Nossa Senhora e ver este ato dedicado a Ela é uma forma de fortalecer nossa fé.”

O jubileu dos 250 anos foi completado em abril de 2020, mas à época devido à pandemia foram restringidas as celebrações presenciais, tendo sido adiada a comemoração para este ano.