Maria Cícera/Pascom Arquidiocesana
Na manhã do sábado, 08, a futura paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jundiá, foi o local escolhido para acolher agentes da Comissão Arquidiocesana e Pascoms paroquiais para o Encontrão da PASCOM na Área Noroeste.
Na acolhida e oração inicial, o diácono transitório, e atual responsável pela futura paróquia, José Aparecido, destacou a importância e a necessidade dessa formação para as Pascoms das Paróquias da Área. “Uma necessidade dos agentes paroquias está sendo atendida com este encontrão. A Pascom tem um trabalho importante na ação evangelizadora da Igreja, pois torna visível, dentro e fora da Paróquia, as ações do padre, de uma Paróquia e de seus paroquianos”, frisou o diác. Aparecido.
Seguindo o modelo já visto em outras formações, os agentes da Comissão Arquidiocesana ouviram a partilha de cada coordenador(a) presente, neste momento os agentes partilham seus avanços e dificuldades; apresentação da Pastoral da Comunicação e do Diretório de Comunicação; apresentação das diretrizes, criadas por Dom Antônio Muniz, para a PASCOM na Arquidiocese e uma orientação sobre fotografia.
Há 04 anos, o jovem Altair Antônio desempenhava a função de articulador da Pascom na Área Noroeste. Deixando a função para se dedicar as atividades da Pastoral em sua atual paróquia, em Colônia Leopoldina, Altair apresentou a todos o que se construiu e o que se deixou de fazer para uma melhor articulação e ação evangelizadora. E destacou ainda seu crescimento espiritual com esta experiência.
“Servir nesses quatro anos como articulador de área foi uma experiência especial, até antes disso eu me voltava aos trabalhos de minha comunidade e pouco me inteirava sobre as paróquias vizinhas. Ser articulador me trouxe esse senso de unidade que todas as Paróquias. Pois são a mesma Igreja de Cristo, nesse serviço fiz vários amigos e fui aprendendo com eles o que é a Pastoral da Comunicação. Foram muitos desafios, mas ainda assim o resultado é positivo, estamos quase todos passando por uma reestruturação e temos fé que precisamos servir cada vez melhor para assim anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”, reflete Altair.
Na votação cada Paróquia indicou um represente para a função e a mais votada foi Alícia Sandes, Pascom na Paróquia São Benedito em Flexeiras. O articulador faz parte da ‘equipe de apoio’ na Rede de Comunicadores Arquidiocesana, podendo ficar 02 anos na função e ser reeleito somente uma vez. A atual articuladora salientou que mesmo sendo desafiador assumiria a responsabilidade com alegria.
“Estou muito feliz com este chamado que Deus me fez. Uma oportunidade de sair da comodidade da atividade que já desempenho no território paroquial e ir para águas mais profundas, ajudar aos meus amigos de Área nesse projeto de evangelização, através da Pastoral da comunicação, e ainda mais ser a voz da Comissão Arquidiocesana nessa parte da Arquidiocese de Maceió”, frisou Alícia.
O Encontrão aconteceu no salão paroquial, das 9h às 13h, e contou com a participação de agentes das Paróquias Nossa Senhora do Carmo, em Colônia Leopoldina; São Benedito, em Flexeiras; Nossa Senhora da Conceição, em Jundiá, e São José, em Joaquim Gomes.
Pascom São Vicente
Nem o domingo chuvoso, 09, tirou a disposição dos agentes da Paróquia São Vicente de Paulo. Cerca 10 agentes participaram da Formação para implantação da Pascom, no Graciliano Ramos, em Maceió.
“Côn. Aluizio Roberto, nosso pároco, sentiu a necessidade da Pastoral da Comunicação desde a participação dele na I Semana de Comunicação Social realizada pela Comissão Arquidiocesana em maio. E desde então ele passou a convidar jovens e adultos para desempenharem este importante serviço à Igreja”, salientou Thiago Henrique, agente da Pascom.
Os comunicadores, formados em Comunicação Social ou não, puderam ampliar seus conhecimentos na área pastoral. A coordenadora arquidiocesana da Pascom, Maria Cícera, enfatizou a importância de uma equipe comprometida com o serviço e alicerçada na espiritualidade.
“A festa de nosso Padroeiro se aproxima e nosso pároco manifestou o desejo de termos a Pascom aqui. Mas deixou claro que deveríamos começarmos do jeito certo, com formação, implantação, pela equipe arquidiocesana, e depois planejarmos nossas ações e uso dos meios para assim, fazer a comunicação chegar a todos e de diversas formas”, partilhou o Hamilton Jr, coordenador da Pascom na Paróquia.