*Por Carol Bulhões | Pascom Paróquia Lagunar
Refletindo o tema: “Senhor, a quem iremos? Só Tu tens palavras de vida.” (Jo 6,68) a quase Paróquia de São Pedro e São Francisco de Assis, localizada no Vergel do Lago – Orla Lagunar, realizou o Novenário em honra do seu Padroeiro, entre os dias 20 e 29 de Junho.
Para ajudar o povo de Deus a refletir o tema da Festa, a Paróquia contou com a participação de outros sacerdotes convidados: Pe. Francisco Sales, SJC, Pe. Alex Barbosa, Côn. Claudinier Medeiros (Pe. Zezinho), Pe. José Daniel, Pe. Cícero Silvestre, Pe. Jaílson Lucas, Pe. Kledson Alves, Pe. Márcio Roberto, Pe. Luiz Antônio Guimarães, Pe. Francisco Teixeira e também dos Diáconos transitórios: Diác. Ronaldo Fernandes e Diác. Cosme Evangelista, que realiza seu estágio diaconal na Igreja supramencionada.
Devido à pandemia não houve a tradicional procissão terrestre, fluvial e nem carreata, mas o dia solene foi marcado com muita fé e devoção a São Pedro, sobretudo pelos pescadores e marisqueiras da região. “Rendemos graças a Deus pela realização de mais uma Festa em honra a São Pedro. Agradecemos e rezamos por todos que se dispuseram a colaborar para que a mesma acontecesse. Que o bom Deus recompense a todos!”, concluiu Padre Adriano, vigário paroquial.
Durante a Festa, os fiéis puderam participar de momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, culminando sempre com a celebração da Santa Missa. Além dos festejos externos como leilões e quermesses, respeitando o distanciamento social, bem como o uso obrigatório de máscaras e álcool etílico 70%, em função da pandemia do novo Coronavírus que estamos vivenciando.
A devoção a São Pedro, na região lagunar, está diretamente relacionada aos pescadores e marisqueiras da região da Lagoa Mundaú, e teve seu início há mais de 60 anos, no antigo lago de São Pedro, hoje, início da Levada, assim chamado Porto da lancha pelos pescadores. No início do ano de 1992, a Igreja foi transferida para a antiga Rua Cruzeiro do Sul, atual Radialista Clemente Aleluia, Vergel. Assim sendo, a Igreja de São Pedro está presente há 29 anos nesta localidade estratégica, próxima à Federação e Colônia dos Pescadores. Para o padre Adriano Vieira, atual administrador paroquial da referida igreja, a devoção a São Pedro e a história da vida do povo bom da nossa região se entrelaçam e se revestem de uma importância muito particular. Nas palavras do sacerdote “tudo isso é muito significativo, uma vez que Pedro também exerceu o ofício de pescador. Contudo, Nosso Senhor havia preparado uma missão muito especial para Pedro ao lhe revelar que tornar-se-ia pescador de homens (Lc 5,10) concluiu Padre Adriano, administrador paroquial.