Comunidade dos Viventes inaugura Centro e ganha novos membros em Maceió

Celebração contou com a presença do fundador Gabriel Marquim (Fotos: Thiago Aquino e Luciana Padilha / Pascom Maceió)

A Comunidade dos Viventes inaugurou, na noite desse sábado (15), a sede em Maceió. Presente na Arquidiocese há 10 anos, o movimento também acolheu sete novos membros internos com a Missa de admissão na capela Nossa Senhora do Amparo, presidida por padre Elison Silva. O Centro está localizado na Rua Drº Albino Magalhães, no bairro do Farol.

Durante a homilia, o sacerdote relacionou a liturgia com a nova etapa da Comunidade.“Nós nos alegramos com esse novo passo da Comunidade. E a liturgia de hoje fala justamente da experiência de renúncia para viver na radicalidade do amor. Se ela for profunda e autêntica, seremos capazes de reproduzir em nosso cotidiano as atitudes do próprio Jesus. Será ‘vivente’ aquele que não se preocupar em viver do seu modo, mas abraçar a cruz e se tornar mais verdadeiramente no Cristo”, disse padre Elison Silva.

Missa foi presidida por padre Elison Silva

Mariana Bispo é uma dos sete novos membros internos. Para ela, a nova etapa de vida será de aprendizado e fortalecimento de fé para seguir os passos de Jesus. “É o amor de cruz para o qual Jesus nos chama a viver até o fim. É aprender a cada dia com cada membro que nos ajuda a seguir com os exemplos de vida e vínculo. A responsabilidade toma grandes proporções, porque a nossa missão será de acolher a todos nesta casa para que sintam a presença de Deus”, falou emocionada a mãe de Pedro, que nascerá nos próximos dias.

Foi a primeira vez que houve o rito de admissão em Maceió com a sede oficial em funcionamento. Dayanna Klécia, Gabriel Acioly, Gabriela Paz, Larissa Bastos, Raíssa Mota e Rodrigo Vieira também foram acolhidos pela comunidade. Eles passaram por quatro anos de preparação e discernimento. No total, 30 pessoas fazem parte da Comunidade dos Viventes em Maceió, sendo 17 internos e os demais aderentes.

Após a Missa, os membros, familiares e amigos inauguraram o Centro, que fica localizado na Rua Drº Albino Magalhães. Padre Elison Silvou abençoou o novo espaço, que foi adequado para os trabalhos e momentos de espiritualidade da Comunidade. A pedra fundamental, com os nomes de quem participou da programação, também foi lançada no local.

Centro dos Viventes Maceió

“É um momento muito especial pra gente porque o Centro significa fincar raiz na cidade e mostrar para todo mundo o que queremos, que é tornar outro Cristo no mundo. Em 2017 percebemos a necessidade disso, porque em Recife o carisma se expandiu com a convivência que teremos a partir de agora”, explicou Luciana Costa, que faz parte dos Viventes desde o início da implantação. “Até chegar este dia, houve toda uma mobilização para conseguir conquistar o espaço”, acrescentou.

As celebrações contaram com a presença do fundador da Comunidade, o pernambucano Gabriel Marquim, que também é criou o Projeto Vincular é o responsável pelo perfil @de.madrugada no Instagram.

Padre Elison Silva também abeençou a sede da comunidade

De acordo com Gabriel, o Centro tem dois objetivos: “Ser uma escola de homens e mulheres com a proposta de conversão pessoal para uma identificação com Jesus e formar uma alma na cidade, fazer com que o mundo se torne um Novo Éden. O centro é uma casa aberta para todas as pessoas, aonde os maceioenses venham e se sintam em casa”.

Carisma

A Comunidade dos Viventes foi fundada em 2007 e está presente em Recife, Palmares, Petrolina (PE), Maceió (AL), Natal (RN), Brasília (DF) e Mogi das Cruzes (SP). O movimento reúne homens e mulheres de todas as idades, que são chamados a “amar até o extremo” (Jo 13). São pessoas comuns que buscam testemunhar a vivência radical do Evangelho.

Thiago Aquino / Pascom Maceió