Evangelização das famílias é tema da primeira noite do novenário à Nossa Senhora dos Prazeres

Por Micheliny Ténório | Pascom Arquidiocesana

(Fotos galeria: Elton | Pascom Colina dos Eucaliptos)

Seguindo a programação da Festa da Padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, nessa quarta-feira dia 18, o primeiro dia do novenário iniciou com a celebração da Santa Missa às 06 horas na Catedral Metropolitana, presidida pelo pároco Cônego Severino Fernando. Ao término da celebração eucarística foi servido um café da manhã para moradores de rua.
No decorrer do dia foram realizadas mais duas missas na Catedral. A celebração das 15 horas foi presidida por Frei Márcio, da Paróquia de São Pedro Pescador na Praia do Francês, com homília de Padre Edvan Bernadino, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, ambas em Marechal Deodoro.
À noite, às 19 horas, a celebração foi presidida por Cônego José Everaldo Rodrigues Filho, da Paróquia de São Pedro Apóstolo, na Ponta Verde, com animação litúrgica do Coro Cantores de Jesus da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Tabuleiro Novo. As lideranças da noite foram a Pastoral Familiar e os Movimentos Encontro de Casais com Cristo, Encontro Matrimonial Mundial e Movimento Familiar Cristão.
Cláudia Salete Batista e seu marido Carlos Batista dos Santos formam o casal de coordenadores arquidiocesanos da Pastoral Familiar. Claudia expressou o sentimento da participação da pastoral na Festa da Padroeira em um ano tão significativo para as famílias.
“Este é o ano de São José, patrono das famílias, e estar presencialmente na Catedral para festejar nossa Padroeira é uma benção. Estamos aqui para agradecer à Mãe dos Prazeres e exaltar a alegria do amor na família, motivando as famílias e paróquias a participarem dessa festa”, destacou Cláudia.
Ao saudar os fiéis presentes e os que acompanhavam pelas redes sociais da Arquidiocese, Cônego José Everaldo exaltou a Virgem dos Prazeres.

(Cônego José Everaldo – presidente da noite | Foto: Thiago Davino (capa)

“Maceió é uma cidade feliz por que tem como Padroeira a Mãe de Jesus e ela está pronta sempre a interceder por nós, rogando a Deus por esta cidade e por esta Arquidiocese.”, disse o sacerdote.
Em sua homília, o cônego recordou que neste ano se completam 150 anos da proclamação de São José como Padroeiro de toda a Igreja Católica Apostólica Romana.
O sacerdote refletiu sobre um comportamento comum a muitos jovens que, mesmo conhecedores dos ensinamentos cristãos, passam a combatê-los quando entram para a universidade, chamando as famílias à responsabilidade na condução da educação cristã dos filhos.
“Nós somos importantes para o projeto de Deus. Sem famílias não há igreja e não há vocações, não há cristãos comprometidos. Não podemos ficar apáticos, silenciar, precisamos emprenhar-nos para evangelizar as famílias”, alertou Cônego José Everaldo.
A programação da Festa da Padroeira está sendo transmitida ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese e segue nesta quinta-feira, dia 19, com a celebração da Santa Missas às 06, 15 e 19 horas na Catedral de Maceió.