Por: Iverilda Paes / Pascom Matriz
Nos dias 12 e 13 de fevereiro, a Paróquia Senhor Bom jesus realizou a Assembleia Paroquial com a presença de Coordenadores e Vice Coordenadores das Pastorais, Grupos e Movimentos existentes, animados pelo pároco Pe. Leoni José, sdb., a assembleia tem objetivo de avaliar o ano que passou e programar o ano pastoral de 2022 sob o tema: “Fazei tudo por amor, nada por força”.
No sábado a reunião iniciou com a Leitura Orante da 1ª Carta de São Paulo aos Corintios 13, 1 a 13, em seguida, foram realizadas algumas dinâmicas e foi apresentado por Pe. Leoni, sdb., o palestrante Pe. Carlos Leite, sdb., que iria coordenar os trabalhos da Assembleia Paroquial.
Pe. Carlos Leite, sdb., falou sobre a oportunidade de avaliar, refletir e programar as ações pastorais e missionárias evangelizadoras da Igreja, para que as pastorais, grupos e movimentos trabalhem para construir uma Igreja que seja acolhedora e servidora de Jesus Cristo, lembrou ainda da importância que é realizar uma assembleia que é a ocasião de rearticular as comunidades, pastorais e movimentos, possibilitando mais unidade nas ações pastorais, encontrando assim caminhos para a melhor vivencia cristã, recordou ainda do compromisso com aquilo que assumimos ao participarmos dos mais diversos movimentos, grupos e pastorais dentro da Igreja.
Logo após, no processo de caminhada pastoral que foi realizada em grupos, algumas perguntas foram apresentadas: A Paróquia realizou as prioridades do ano passado? Se sim, cite 3 pontos positivos, se não cite três pontos negativos, quais as prioridades a serem melhoradas?
Os grupos falaram os pontos positivos e negativos das prioridades que foram trabalhadas no ano de 2021, lembraram da renovação do calendário paroquial a partir da caminhada de cada grupo, pastoral e movimento, Pe Leoni José, sdb., salientou da necessidade do calendário para não haver choques de datas e do quanto é importante a participação de todos nos momentos em que a paróquia realizada algum evento, não apenas nas festas de comunidades ou do padroeiro, falou ainda da caminhada financeira da paróquia.
Após as avaliações e plenárias nos dois dias, Pe. Carlos Leite, sdb., falou sobre a importância de todo o processo sinodal e do caminhar juntos e que o planejamento de 2022 da comunidade paroquial a partir da realização da assembleia precisam ser compromisso de todos os grupos, pastorais e movimentos e da importância de ser repassado a todas as comunidades o que foi discutido, avaliado e colocado como prioridade para 2022 nas atividades paroquiais.
A assembleia foi encerrada com um almoço e Pe. Leoni agradeceu a presença de todos os presentes em especial a Pe. Carlos Leite, sdb., e aos que estavam na organização da assembleia paroquial.