Jingle do projeto, criado pelo sanfoneiro Pinóquio do Acordeon, conta o que tem na feira
Por Lara Tapety | Ascom CPT
A Feira Camponesa Itinerante já está de volta ao bairro da Serraria nesta semana! Nos dias 07 e 08 de abril, como de costume, na quinta e na sexta-feira, o projeto retorna à praça do Bicentenário, ao lado da Igreja do Conjunto José Tenório, no bairro Serraria.
No local, vai ser possível encontrar uma diversidade de produtos agroecológicos vindos das comunidades de assentamentos acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Alagoas. Frutas, verduras, legumes, grãos e outros alimentos estarão nas bandas dos feirantes.
Na quinta-feira, às 6h30, na abertura, e depois às 18h30, o Pinóquio do Acordeon vai animar a praça com a apresentação do seu trio de forró. O sanfoneiro, que criou os jingles (músicas publicitárias) da Feira Camponesa, demonstra seu carinho pelo projeto: “É bom demais tocar na feira! Se não tiver forró é um pouquinho diferente. Faz tempo que Pinóquio toca e ama essa feira. Eu já me considero de casa. É bom a gente dar valor as coisas da nossa terra”, disse em sua última apresentação.
A respeito da inspiração para as composições, Pinóquio conta que as palavras vêm da própria feira. “A gente vê o que tem, coloca num caderno e faz a música”, disse. A cada refrão, o artista fala um pouco do que tem na feira: “Plantar, colher e repartir! A Feira Camponesa é assim: Tem galinha e ovos de capoeira, também temos mel de abelha. Feijão, laranja e banana, inhame, cará e macaxeira”.
O projeto Feira Camponesa é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra de Alagoas junto às famílias camponesas da zona da mata, do litoral e do sertão, com apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), órgão vinculado ao governo estadual, e da Misereor, obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha.
Ao visitar o espaço, o público adquire comida de verdade, sem veneno, aprecia cafezinho com tapioca, pé de moleque ou bolo e ainda dança o autêntico forró pé-de-serra.
Feira Camponesa: alimentos sadios com preço justo!
Mais informações:
82 99341-4025 – Heloísa do Amaral (coordenadora estadual da CPT/AL)
82 99697-1000 – Lara Tapety (assessora de comunicação da CPT/AL)