Com o entardecer desta Quinta-Feira Santa, dia 14, teve início o Tríduo Pascal. O primeiro momento foi celebrado na Catedral Metropolitana de Maceió, presidido pelo reitor, Cônego Walfran Fonseca, e transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese.
A Missa da Ceia do Senhor com o Ato do Lava Pés, faz memória de Jesus lavando os pés dos discípulos e a última ceia. Esta celebração marca a Instituição da Eucaristia.
Na homilia, o administrador falou sobre os mistérios celebrados, a instituição da Eucaristia, do sacerdócio, e o mandamento do amor fraterno.
“As três leituras proclamadas, na abertura do Tríduo Pascal, se tornam uma revelação desses três aspectos do mistério que celebramos. A primeira leitura, que trata da ceia com com Cordeiro Pascal, nos oferece a prefiguração da Eucaristia, na qual o Cordeiro é o próprio Jesus. A segunda, descreve com detalhes a interpretação da instituição da Eucaristia. A passagem do Evangelho oferece a interpretação em categorias existenciais do serviço, do amor, e dedicação suprema”, colocou.
E continuou: “O mandamento do amor, compreendido no ato de lavar os pés do seus, Jesus dá o sinal do seu amor supremo e disse: também vós, deveis lavar os pés uns dos outros. Ele dá de modo concreto o mandamento do amor fraterno que formulou com a palavras dizendo: eu vos dou um mandamento novo, amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. Eis o verdadeiro sentido do amor cristão, sermos semelhantes conforme Jesus na caridade”.
Logo após a homilia, seguindo a liturgia, o sacerdote lavou os pés de 12 pessoas, fazendo memória dos acontecimentos da última ceia.