Há 50 anos atrás, chegaram ao solo brasileiro, a convite do então bispo de Salvador, Dom Eugênio Sales, as Irmãs de São José. O então Papa Paulo VI havia feito esse apelo à toda a Igreja, para a missão de evangelizar. Depois, mais Irmãs continuaram vindas da Itália e a presença delas se espalhou para outros estados nordestinos: Bahia, Sergipe e Alagoas.
A convite de Dom Edvaldo Amaral a primeira Irmã, Ir. Tereza, foi designada por ele para Joaquim Gomes onde, até hoje, fazem um bom trabalho de catequese, evangelizando, educação e assistência aos pobres. Depois, chegou a vez de Maceió, onde foi fundada uma casa de missão e formação para as jovens que pretendiam fazer parte desta congregação religiosa. Aqui também elas realizam um belo serviço à comunidade das Graças e a de São Francisco (antiga Brejal), dando assistência social às famílias, escolinha sonho de criança.
Os nossos parabéns as essas abnegadas Irmãs de São José pelosseus 50 anis de serviços prestados à nossa Igreja e aos pobres: e que a Santíssima Trindade as ilumine e fortaleça sempre com suas graças.