A Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo, em São Miguel dos Milagre (AL), com pouco tempo de existência, mas com uma igreja-templo com mais de 300 anos de história, celebrou, de 22 a 29 de setembro, a festa de seu co-Padroeiro São Miguel Arcanjo, uma das festas mais tradicionais do Litoral Norte Alagoano.
A festa contou com as presenças dos sacerdotes, padre Silvestre, padre José Eridan, cônego Severino, padre José Alex e nosso administrador paroquial padre Ronaldo Silva. O tema refletido durante o setenário da festa foi: “São Miguel, ajuda-nos a ser sal da terra e luz do mundo”, que nos fala sobre a importância do leigo na comunidade cristã.
Dia 29, dia dos Arcanjos, foi um dia repleto de acontecimentos, ao raiar do dia a cidade foi acordada com o estouro dos fogos e os badalos dos sinos, informado o dia dos Arcanjos, em especial o co-Padroeiro da cidade de São Miguel dos Milagres. Às 6h da manha, ocorreu a tradicional Missa do Banho de São Miguel, esta celebração acontece há 8 anos, celebrada por padre Erivaldo Xavier e concelebrada por padre Severino Ramos. Em sua homilia, padre Xavier, explicou a importância de cada Arcanjo na história da Igreja.
Após a Santa Missa os padres presentes abençoaram a água e derramaram sobre a cabeça de cada pessoa, renovando assim as promessas batismo. Logo após foi servido um café da manhã comunitário para os visitantes e os paroquianos que participaram da Missa.
Na período da tardo foi realizada a procissão percorrendo as principais ruas de São Miguel dos Milagres, contando com a presença de centenas de fiéis. Chegando à Igreja Matriz foi celebrada a Missa de encerramento da festa, presidida pelo padre Ronaldo Silva, administrador paroquial, que agradeceu a todos pela dedicação e pela presença.
Texto: Emerson Silva / Pascom São Miguel dos Milagres