Comissão Arquidiocesana reúne paróquias, setores e áreas em Centro de Formação na Barra Nova
Maurício Gonçalves – Jornalista
Mãos de crianças atuaram nos bastidores do ambiente. Foi um toque de Deus. Os meninos atendidos pelo Centro de Formação das Irmãs Pobres Filhas da Visitação, na Barra Nova, capricharam em cada detalhe. Dos corações recortados e colados no painel ao piso lavado de tijolo aparente, o cenário da capela exalava a humildade e mansidão do Amor, ao acolher os participantes do retiro para coordenadores de Catequese e catequistas, realizado no sábado, 30 de julho de 2022, pela Comissão Arquidiocesana de Catequese (CAC).
O chamado do Senhor à pureza dos pequenos foi a tônica do encontro, que
teve como tema “Jesus Cristo, Nosso Modelo de Liderança”. Como disse “vinde a mim” às criancinhas, o Mestre também se dirigiu aos 31 participantes, incluindo os sete membros da comissão arquidiocesana. E a lição ecoou nos seus corações, para serem multiplicadores desta mensagem em suas comunidades: “Aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração (Mt 11,29)” foi o lema do retiro.
A coordenadora arquidiocesana de Catequese, Irmã Cristiane dos Santos, destaca que “esse aprender de Jesus foi a nossa marca neste dia de retiro”, uma experiência riquíssima em espiritualidade e troca de vivências. Marcado por momentos de oração, com a lectio divina, dinâmica e partilha com trechos da Sagrada Escritura, o retiro reuniu os catequistas na plenária, para aprofundar o tema da liderança cristã, na palestra proferida pelo integrante da Comissão Arquidiocesana de Catequese, teólogo Luiz Carlos Ramos.
“Paróquias de nossa arquidiocese se reencontraram, buscaram vigor uns nos outros. Um encontro de irmãos mesmo. Não tivemos a participação de muitas paróquias, mas o suficiente para que a Palavra do Senhor chegasse aos corações. E que a gente possa, na continuidade desse semestre, estar alargando essa preparação espiritual de todos os nossos catequistas”, observa Irmã Cristiane, que recebeu, em 21 de julho, a provisão do arcebispo, Dom Antônio Muniz, para coordenação da Catequese.
“Esperamos que os que participaram possam multiplicar, levar aquilo que ouviram para as suas áreas e setores”, completa a irmã. Entre eles, a catequista Flávia Azevedo afirma que este encontro com Jesus a tocou profundamente com “duas palavrinhas”: mansidão e obediência. “Como disse a Irmã Cristiane, quem obedece, não peca. E seguindo o modelo de liderança de Nosso Senhor Jesus Cristo, não tem como dar errado”.
A catequista afirma que vai levar para a sua paróquia, de Nossa Senhora Rosa Mística, em Mangabeiras, muitos aprendizados colhidos: “ao invés de julgar, procurar saber como eu posso ajudar; procurar sempre estudar e se embasar nos documentos da Igreja”.
Para Matheus Vieira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Marechal Deodoro, o dia de espiritualidade foi marcado por vivências, aprendizados, construção de novos laços e teve uma lição especial: “Jesus sempre estará conosco e não precisamos nos perturbar com nossas tribulações, na certeza de que só basta entregar tudo a Ele, pois o coração Dele é o melhor lugar para estar”.
Que possamos então abrigar a todos os setores e áreas da Catequese da Arquidiocese de Maceió no Sagrado Coração de Jesus, para que sigam este autêntico modelo de liderança. “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”.