Arquidiocese de Maceió encerra fase da escuta para o Sínodo

Clero, Religiosos(as), Movimentos, Pastorais e paróquias se reuniram neste sábado (13) na Catedral Metropolitana também para celebrar os 70 anos de Dom Antônio Muniz Fernandes.

Por Marcos Filipe Sousa | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Lais Sandes| Pascom Arquidiocesana)

A Arquidiocese de Maceió celebrou neste sábado (13) o encerramento da fase local do Sínodo. Movimentos, pastorais e paróquias se reuniram na Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres para a missa em Ação de Graças.

Na homilia, o arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz, O.Carm., ressaltou o acontecimento vivido.

“Estamos vivendo um momento importante para a nossa Igreja. Maceió se sente unida as suas irmãs, Penedo e Palmeira dos Índios, e ao regional, nessa caminhão sinodal. A materialização do que somos como Igreja, unida e não dividida”, disse.

O metropolita explicou que a Igreja em Maceió foi ouvida da diversidade das paróquias. “Esse caminho sinodal é baseada nos primórdios da nossa fé. A diversidade nos enriquece. Tenho que respeitar e escutar aquele que pensa, crê e reza diferente”.

“Fiquem alegres porque aqueles que são excluídos, se desviaram da fé, estão sendo ouvidos. O Papa pede que ecoe na Igreja o grito dessa sociedade. Encerrando está fase, vamos continuar essa escuta daqueles que são massacrados, jogados no mundo das drogas, da prostituição, da marginalização. De tantas famílias, de tantos jovens que são silenciados”.

homília na íntergra >>>

Padre Fernando Bezerra, coordenador do Sínodo na Igreja Particular, falou sobre o processo. “Foram semanas de escuta e diálogo nas comunidades e com todo a sociedade que resultou na síntese entregue e que hoje apresentamos ao povo”.

Para Suely Gonzaga, da Paróquia de Santa Isabel, no Jacintinho, o coração se alegrou com a oportunidade de ser ouvida. “Ficamos felizes e os laços se estreitaram entre as pessoas e a Igreja”.

A síntese foi lida, pela Irmã Odete e o seminarista Maxwell Guedes, para todo o povo após a missa para que todos tivessem conhecimento. Uma cópia foi entregue a cada padre e suas paróquias.

Aniversário de Dom Antônio Muniz

Na missa também foi celebrado com os diocesanos o aniversário de 70 anos de Dom Antônio Muniz, corrido no último dia 11, na ocasião o presidente do CNLB, Eudes, transmitiu ao Arcebispo, em nome de todos os leigos e leigas, as felicitações e votos de uma longa vida. Logo após a missa, fiéis, clero e religiosas se reuniram no salão, de forma fraterna, para parabenizar a data ao lado do arcebispo.