Na terceira noite da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres 2022, na Catedral Metropolitana, nesta sexta-feira (19), o espírito da Igreja Sinodal foi o tema central da homilia do Cônego João José de Santana Neto que presidiu a celebração.
O sacerdote traçou o histórico dos Sínodos na Igreja e lembrou que trata de assuntos específicos. “Tivemos dezesseis sínodos ao longo da vida da Igreja”.
“O Papa Francisco quer escutar a voz da Igreja. E que Igreja é essa? É todos nós. Contudo, prestemos atenção na palavra. Escutar na Bíblia tem um sentido profundo de reflexão, e com isso, transformar sua vida”, continuou.
Ele lembrou que a transformação em nossa vida passa pelo amor a Deus e ao próximo, como relata o Evangelho do dia. “Queriam saber de Jesus qual era a maior lei. Jesus então: adorarás o Senhor tem Deus e o teu próximo. E quem é esse próximo? Essa é a ideia do Papa, querendo ouvir aqueles que estão ao nosso lado”.
Na noite em que os animadores foram a Legião de Maria, Legião de Maria Jovem, MFC, Encontro Matrimonial Mundial e Federação das Congregações Mariana; coordenadores expressaram a sua alegria em está na Casa da Mãe.
“É gratificante este momento onde fortalecemos a nossa espiritualidade e pedimos proteção”, disse Guido Monteiro, da coordenação do MFC. Sua esposa, Graça Monteiro, também falou sobre a noite: “Está na Catedral Metropolitana é renovar a nossa fé. E como é bonito ver todos esses movimentos juntos”.
José Ailton, presidente da Régia Gloriosa de Maceió, relembrou a caminhada do movimento. “Atravessamos momentos difíceis e desafios, mas a Legião se manteve em serviço e de pé. Estamos de prontidão, aqui, em mais uma festa”.