Pascom Arquidiocese de Maceió
Dom Valdemir Ferreira, bispo de Diocese de Penedo, presidiu a celebração da noite deste terça-feira (23), na Novena de Nossa Senhora dos Prazeres 2022, que teve como noiteiros, as paróquias que formam o setor Rio Largo.
O tema de hoje foi dialogar na Igreja com a sociedade. “Neste nesse sexto dia de oração, celebramos a festa de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina, primeira leiga canonizada do nosso continente”.
“A santa falava que todos os mortais tem direito a Graça Divina. Todos são provados na cruz para chegar aos céus. Apaixonada pelos pobres, era grande devota de Nossa Senhora. Com a sua vida, podemos refletir sobre como deve ser o diálogo da Igreja com a sociedade”, completou.
“O Papa Francisco fala que a fraternidade é o chaveiro da nossa fé, um fato que implica a saída e missionaridade. De quem eu me faço irmão? A exigência do diálogo eleva a fraternidade, dignifica o ser o humano. Todos nós somos protagonistas de uma sociedade fraterna, de uma Igreja Sinodal, rumo ao Reino dos Céus”.
O bispo disse que o diálogo nos faz ver o outro com os olhos de Deus. “Enxergamos e valorizamos o outro. Louvar a Deus, passa pelo amor aos irmãos”.
“Assim como Francisco de Assis”, disse o bispo. “A fraternidade não está apenas aos seres humanos, particular aos doentes, descartáveis, últimos, mas também ao Sol, ao Mar, ao Vento. A fraternidade e os diálogos são urgentes e globais”.
O chefe da Igreja de Penedo, colocou que o senso social foi perdido, o fanatismo político e religioso são maioria, onde os mais fortes são prevalecidos. “O caminho é árduo e longo”.