Pascom Arquidiocese de Maceió
Na noite desta quarta-feira (24), o bispo de Palmeira dos Índios, Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, presidiu a celebração que teve como animadores as paróquias do Setor Lagunar e a Renovação Carismática Católica.
O bispo lembrou que o tema do dia, convidada-nos algo importante e necessário para a vida da Igreja e que o Papa nos pede nessa caminhada Sinodal: o diálogo entre os cristãos.
“Por que esse diálogo é importante? Nesses tempos de dores causado pela pandemia, muitos de nós carregamos o drama, e as suas consequências ficam no caminho, como fome, perdas. Tudo isso fica guardado em nossa alma”, disse.
E continuou: “O Papa Francisco, inspirado por Deus, convoca a Igreja para o Sínodo. Ele percebe os rastros deixados e propõem uma vacina: o escutar. Para fazer essa caminhada, precisamos fazê-la juntos”.
Dom Manuel relembrou as duas festas, desta semana, Assunção e Maria, Rainha, e que nelas vimos a maneira de Maria dialogar. “Com muita seriedade, ela se deixar levar pelo Espírito Santo, e com o anjo diz: sim. Depois, Maria se coloca a caminho, como pede o Papa, e vai dialogar com sua prima Isabel. Quando caminhamos juntos, não desaparecemos com as dores, mas temos a capacidade de ouvir”.
Logo em seguida, o bispo tocou no Evangelho do dia. “Temos um diálogo entre Filipe e Natanael. E olhe a pedagogia do primeiro: ele sabia que Natanael estudava a lei e falou primeiro do anúncio que mexeu e mudou sua vida. E quando a notícia é boa, temos a obrigação de anunciar coisas boas. Em tempos de conflito, damos prioridade as más notícias”.
“Porém, o encontro de Filipe com Jesus mexe com ele e então vê a necessidade de compartilhar essa notícia bonita, e resume em duas palavras: vem ver. Esse é papel de todos nós. Levar Cristo ao outro. A função de Filipe é fazer que Natanael se configure ao Cristo. Também somos assim, se não nos configurarmos, nossa vida não caminha”.
Então, ele concluiu “Depois vem o encontro com Jesus com Natanael. Ele nos vê antes, bem antes. O Senhor já o via debaixo da figueira. O caminho de Natanael é muito bonito”.
“Termina então a missão de Filipe. Esse é nosso objetivo no caminho da vida. O que estamos dialogando na vida? Olhando e rotulando o outro? Preconceituoso? Espalhando fake news? O Evangelho de hoje é claro: nosso conteúdo deve ser o Filho de Deus”.