Dom Antônio Muniz: “Todo cristão batizado deve ser servidor e portador de esperança”

Além de presidir a missa solene na festa de Nossa Senhora das Dores, no Jacintinho, o Arcebispo também instituiu novos ministros extraordinários para a Sagrada Eucaristia.

Por Maria Cicera | Setor de Comunicação

(Fotos: Wanderlan Velozo| Pascom Arquidiocesana)

A Comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro do Jacintinho, acolheu com alegria o Arcebispo Metropolitano, dom Antônio Muniz Fernandes, para a celebração da missa solene no dia 16 de setembro.

Antes de iniciar a homilia o Arcebispo recordou que a bela festa acontece desde o dia 07 e que na parte da tarde ainda teria uma intensa programação; e exaltou a marcante presença dos fiéis nessa linda devoção a Mãe das Dores.

“Hoje é um dia muito especial, à tarde a procissão culminará esta linda festa. Vocês, com padre Gilmar, tem dado testemunho de fé e compromisso”,

O metropolita fez uma catequese destacando a presença de Maria e do discípulo amado, ao pé da Cruz de Jesus. “Mãe Silenciosa, mas de pé! E do outro lado o discípulo, também de pé. E a Virgem das Dores nos ensina que todos devemos estar como o discípulo amado, de pé, em prontidão e oração. Portanto todos nós devemos tomar nossa cruz e seguir o Mestre”, e completou: “ Nunca pensemos que o nosso problema ou dor é sempre maior que a do outro. Façamos como a Mãe das Dores – estejamos de joelhos para permanecermos de pé junto à cruz do Mestre!”.

Na ocasião o metropolita instituiu novos ministros extraordinários para a Sagrada Eucaristia. Com uma palavra de pai espiritual e pastor, Dom Muniz dirigiu-se a eles. “O ministério que vocês estão sendo constituídos, assim como os catequistas serão em breve, é breve. O padre pode renovar ou convidar outros e isso não os diminui. Sejam servidores e portadores da esperança a todos que encontrarem”, salientou a importância do serviço de cada um deles que fazem a Igreja em saída como pede o Papa Francisco.

Nos agradecimentos o MECE Carlos Wilker falou em nome de todo o grupo demonstrando a alegria que os preenchiam naquele dia, e completou dizendo: “Estamos aqui para servir a Comunidade como bem destacou nosso Arcebispo, mas para isso a unidade e a disponibilidade para a missão tem que ser realidade na vida de cada um”.

Encerrando a homilia, Dom Antônio Muniz comunicou que a partir do dia 19 de setembro a Arquidiocese terá uma nova Campanha para ser trabalhada em todos o território, em todas as Paróquias. “Nossas crianças estão passando fome, sofrendo maus tratos, abusos… Não temos que esperar outros fazerem algo. Façamos nós!”

A Campanha intitulada “Bem-vindo Bebê! Salvemos nossas crianças e cuidemos de nossas famílias” será oficialmente lançada após o Leilão de Gado da Padroeira, que acontecerá no domingo, 18, na cidade de Maribondo. Mais informações sobre a Campanha o Arcebispo enviará em breve nas mídias da Arquidiocese e Paróquias.