O convento capuchinho Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Farol em Maceió, celebrou nesta quinta-feira dia 04 de outubro a festa em honra a São Francisco de Assis. Iniciando no dia 25 de setembro com a primeira noite da novena, contou com a presença de diversos padres convidados como: Frei Eudes Amorim OFMCap, Frei Genivaldo Viana OFMCap, Frei Franklin Alves OFMCap, Padre Luiz Antônio, Padre Delfino Barbosa e Frei Francinaldo Lustosa OCD, além dos Frades que constitui a fraternidade do convento em festa.
Os frades capuchinhos de Maceió, escolhendo para tema “Desapareçam do meio de vós todo amargor e toda espécie de maldade”, buscaram junto a comunidade despertar no coração de todos um ideal franciscano de bondade e paz. Foi com este anseio que frades, noiteiros, madrinhas, padrinhos e o povo de Deus celebraram a festa, que em cada noite contemplou um símbolo que representa os traços franciscanos, como: água, terra, fogo, cruz de São Damião, sandálias, tau, cordão e o hábito. Dentro das festividades houve o “café dos pobres” oferecido, na manhã do dia 28 de setembro, pelo convento junto com a equipe do pão de Santo Antônio para as famílias do bairro do Reginaldo. Os jovens da comunidade também tiveram uma noite especial, com uma noite de louvor e quermesse que contou com a animação do Ministério Tronos, organizada pelo TLC.
No ultimo dia da festa 04 de outubro, solenidade de São Francisco de Assis, as atividades começaram cedo no convento dos capuchinhos com a salva de fogos de artifício como demonstração da alegria da fraternidade naquele dia. Além do tradicional almoço dedicado pela fraternidade à comunidade, representada pelas lideranças dos movimentos e pastorais que compõem o convento do Sagrado Coração de Jesus e a equipe de evento do mesmo, os frades como de costume no dia do Pai Seráfico renovaram seus votos perante todos os presentes, prometendo viver a regra de São Francisco de Assis.
Na ocasião frei João da Paz, guardião da fraternidade, agradeceu a todos os presentes pela dedicação na festa, dando inicio em seguida ao almoço em clima de alegria, música, festa e partilha. Logo mais, no final da tarde, aconteceu a benção dos animais que os frades dispersam todos os anos neste dia aos animais, presidida por frei Hélio contando com a presença de muitos fiéis que compareceram junto seus animaizinhos de estimação que saíram abençoados.
A missa solene de encerramento foi presidida pelo guardião frei João da Paz e contou com a concelebração dos frades da fraternidade frei Hélio, frei Romildo e frei Osvaldo, além do padre Delfino e frei Francinaldo, não esquecendo a presença dos frades pós-noviços: frei Diego, frei Cayke, frei Hipólito, frei Ilamark, frei Iranildo, frei Jairon, frei José e frei Rafael, que constituem a fraternidade do convento. Após a missa houve a procissão da Imagem de São Francisco e seus devotos pelas ruas próximas ao convento, encerrando a festividade do “outro Cristo” com o Cristo na Benção do Santíssimo Sacramento da Eucaristia.
Texto: Elivelton e João Paulo (Vocacionados Vicentinos)