Tríduo foi realizado na primeira semana de novembro e reuniu as paróquias que compõem a Igreja Particular
Por: Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana
“Pão em todas as mesas” foi com o tema do XVIII Eucarístico Nacional que a Arquidiocese de Maceió se reuniu entre os dias 03 e 05 de novembro em preparação a este momento vivido pela Igreja no Brasil.
Um Tríduo Eucarístico foi preparado e realizado nas paróquias que tiveram como temas no primeiro e segundo dia “A Igreja, uma assembleia Eucarística” e a “Dimensão Social da Eucaristia”, sempre com a Hora Santa e a Missa Votiva.
Todas as comunidades registraram esses momentos e divulgaram em suas redes sociais, através da Pascom, animando ainda mais a caminhada até a Arquidiocese de Recife e Olinda no dia 11.
“É um momento de graça para nosso regional. Cada congresso tem como intenção celebrar o mistério de Jesus em nossa vida, e assim, promover um tipo de compreensão e reflexão para que possamos transformar o mundo, sendo sal da terra e luz do mundo. Na Eucaristia se desdobra a missão da Igreja, sendo força para toda a sua atividade”, disse padre Elison Silva, participante da equipe do Congresso Eucarístico.
O momento culminou no terceiro dia com a reunião das paróquias na noite do dia 05, com uma procissão Eucarística saindo da Capela de São Gonçalo, no Farol, em direção ao Colégio Santíssimo.
“Iremos todos. Estaremos juntos com o nosso regional e os bispos da CNBB, presentes nesse Congresso Eucarístico Nacional”, reforçou o arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm.
No local, ocorreu uma vigília de 24 horas com as comunidades, pastorais e movimentos que formam a arquidiocese. Adoração ao Santíssimo Sacramento, Terço, Lectio Divina, fizeram parte da programação que encerrou no dia 06, com a Santa Missa.
O metropolita lembrou o espírito que une a Igreja no Brasil para esse momento. “Assim como nos outros congressos, seremos conduzidos a Belém, a Casa do Pão. E assim todo o Brasil, vai viver esse momento nesse espírito. Encontramos lá, o verdadeiro Pão que foi repartido, seus ossos quebrados, sua vida toda entregue como alimento”.
“Esse Belém é aqui, a Casa onde se vai comer o Pão da Vida, mas também onde se distribui o pão aos famintos, que acolhe os necessitados, como nosso povo. O mestre Jesus nos dá essa tarefa: Daí vós mesmo de comer. Não haviam necessitados entre eles”, completou com as suas citações bíblicas.
Dom Muniz lançou dois desafios para a Igreja de Maceió, iniciando pelo Projeto Bem-Vindo Bebê. “Em Belém contemplamos o Jesus menino que é perseguido, sofre. Então, após o congresso, as paróquias irão em busca dessas famílias e mapear para que possamos pensar nas iniciativas de ajudar as crianças que passam fome”.
O segundo, é um espaço que será construído no Santuário da Virgem dos Pobres, no bairro da Mangabeiras. “Uma Casa do Pão para oferecer o café da manhã para os pobres. É fácil, não, mas não é impossível. Vamos sonhar juntos e dar realidade a esses desejos, como ação concreta do Congresso Eucarístico”.
CELEBRAÇÃO NAS ÁREAS
- Na Área Vale do Paraíba, as Paróquias se reuniram em Viçosa para a Vigília Eucarística;
- Na Área Noroeste, as Paróquias se reuniram em Colônia Leopoldina, para a Vigília Eucarística;
- Na Área Munguaba, as Paróquias se reuniram na cidade do Pilar para realizar um dia Eucarístico;
- Na Área Norte, as Paróquias se reuniram para uma tarde eucarística em Matriz de Camaragibe;
- Na Área Vale do Mundaú, devido as chuvas do final de semana, a programação aconteceu nas respectivas Paróquias.