Arcebispo de Maceió participou das atividades junto com o clero e leigos
Texto: Marcos Filipe – Jornalista
Foram cinco dias de atividades intensas que marcaram o 18° Congresso Eucarístico Nacional, ocorrido na Arquidiocese de Olinda e Recife, em Pernambuco. A Arquidiocese de Maceió esteve presente com seu arcebispo, Dom Antônio Muniz Fernandes, parte do clero, religiosos e leigos.
Esta é a segunda vez que Pernambuco sedia o evento católico. Há 83 anos, em 1939, a capital pernambucana deixou como legado a construção da Igreja Matriz do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, na qual o arcebispo de Maceió foi vigário paroquial.
“Um Congresso Eucarístico renova a todos, ministros ordenados, religiosos e leigos. A experiência é sempre única e este ano com um tema importante e pertinente: Pão em todas as mesas”, disse o chefe da Igreja Particular de Maceió.
E completou: “Eu fiquei hospedado e responsável por celebrações na Paróquia Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, em Espinheiro. Já fui vigário paroquial nesta paróquia. Agradeço o carinho e acolhida de todos”.
O arcebispo participou de catequeses, missas e presidiu a Primeira Eucaristia de crianças da comunidade.
Realizado geralmente a cada cinco anos, o Congresso recebeu mais de 15 mil pessoas de diversas partes do país, mais de 200 bispos e mil padres.
Padre Fernando Bezerra, coordenador de Pastoral da Arquidiocese, participou de três congressos, antes desse.
“Nós encontramos todo o Brasil, juntos para adorar o mesmo Deus. Nele reafirmamos a nossa fé, publicamente, na Eucaristia, centro da nossa vida cristã”, colocou.
O evento terminou de forma concreta no centro da cidade. No último dia, 15, foi inaugurada a Casa do Pão, um espaço de devolutiva de dignidade para os mais vulneráveis
O espaço conta com restaurante popular, lavanderia, atendimento social, espiritual e psicológico, capela, banho e descanso. Voltado para pessoas com dificuldades socioeconômicas, a Casa do Pão quer ser, na Arquidiocese de Olinda e Recife, uma continuidade do Congresso Eucarístico Nacional, sinal de amor aos pobres e de diminuição da desigualdade social.
O 19° Congresso Eucarístico Nacional ocorrerá de 03 a 07 de setembro de 2027 na cidade de Goiânia, no Estado de Goiás.
A Arquidiocese de Maceió enviou várias caravanas.