Campanha da Mãe Rainha prepara calendário para 2023 e promove confraternização entre coordenações paroquiais

Por Suzana Lima | Pascom Arquidiocesana

(Fotos> Suzana Lima )

A Campanha peregrina da Mãe Rainha realizou no sábado (04), pela manhã, a última reunião do ano de 2022, na casa Santuário Família de Schoenstatt no bairro Gruta de Lourdes. Durante o ano esta reunião acontece no primeiro sábado de cada mês entre as coordenações paroquiais e a Comissão Arquidiocesana.

Após a acolhida e oração inicial foi apresentado o calendário 2023, também discutidos alguns compromissos realizados mensalmente e a melhor forma de atingir o objetivo de cada um deles, igualmente foi orientado que fosse realizada uma avaliação do que foi concluído nas paroquia no ano 2022, do que deu certo ou não, para saber o que precisa continuar ou mudar para a forma mais viável de dar continuidade na missão. Assim como foram partilhados dois cases – exemplos de sucesso, da paróquia Santa Maria Madalena, em União dos Palmares, e da quase paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Coqueiro Seco.

A Paróquia Santa Maria Madalena teve a sua experiência partilhada por Elisabete Melo que coordena a Campanha desde 2019. Lá o movimento teve início em 1988, com 20 capelinhas e com enfraquecimento ao longo dos anos, não se sabia onde estavam as imagens. Com a chegada do padre George Lourenço que já conhecia a caminhada do movimento Schoenstatt e da Campanha Peregrina, teve o desejo de reavivar a chama e sugeriu uma nova coordenação, pois a coordenadora anterior tinha muitas atribuições. Ele solicitou que fossem procuradas as imagens, e nessa busca foi encontrada uma carta vinda de Olinda, datada de 27 de agosto de 1988, com uma das missionárias e junto foi trazida uma imagem da Mãe Peregrina e entregue a primeira coordenadora dona Jandira e assim teve início a atuação na paróquia.  Foram apenas 5 encontradas e a procura continua. Hoje Elisabete conta com o apoio de padre George e Frei Wanderson Nogueira que realizam a renovação da aliança todo dia 18 de cada mês e são 14 imagens que fazem a visita as famílias atualmente e na paróquia eles possuem dois ramos do movimento que é a da Campanha da Mãe Peregrina e o Terço dos Homens.

A quase Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens teve a implantação da Campanha em 2020, com a Missa do envio celebrada no dia 20 de dezembro. “Estava presente toda a coordenação arquidiocesana da Mãe Rainha e tudo teve início com um convite do padre José Daniel que sugestionou dona Luzia Cavalcante para assumir a coordenação”, destacou Luzia Cavalcante de Almeira, coordenadora paroquial. Ela contou que eles começaram 6 capelinhas e que a princípio eram atendidas 150 famílias em todo o território paroquial. Mas com a vinda da pandemia não foi possível a peregrinação das imagens nas casas das famílias cadastradas. Em 2021 todos na ansiedade de receber as imagens, mas mesmo com as cobranças que eram muitas, ainda não era possível a visita. Só em janeiro no final da festa da padroeira foi que veio a autorização para a peregrinação da imagem e foi uma alegria imensa de todos que compõem o movimento, padre e as famílias cadastradas. Os desafios são muitos, mas com todo o apoio que recebem do padre e o amor que as missionárias se dedicam a missão tudo vai sendo superado.

Encerrando a manhã de atividades, foi servido lanches e assim realizado uma confraternização.