Apresentação teatral mostra a preocupação com o planeta e suas formas de vida.
Texto de Amélia Sandes / Pascom Santa Terezinha
A 7ª edição do Natal Ecológico aconteceu na noite da quarta-feira, 28, numa atmosfera de música, luzes e conscientização. O Recanto Sagrado Coração de Jesus cedeu seu espaço arborizado para receber a encenação do nascimento de Jesus e responder à pergunta: o que é Natal Ecológico?
O evento cristão é uma apresentação teatral, num ambiente natural, que aborda as diversas formas de vida, o papel da humanidade na harmonia entre todas as criaturas e a vinda do filho de Deus para conviver na casa comum criada pelo Pai.
É a forma encontrada pelas religiosas do Sagrado Coração de Jesus e pelo monsenhor José Augusto, pároco de Santa Terezinha do Menino Jesus, bairro Serraria, para atender a um apelo do papa Francisco na encíclica Laudato Si’. No documento papal, Francisco pede para que a humanidade renove a forma como vem tratando o planeta feito pelo Criador para sua criação. O Natal foi escolhido porque traz o Menino Deus para viver em sua forma mais humana no mundo terreno.
“O tema do Natal Ecológico deste ano diz que ‘no presépio, Deus escolheu o modo de caminhar junto de seu povo, numa espiritualidade ecológica’. Esse caminhar junto recorda o apelo do papa Francisco sobre a igreja caminhar junto numa humanidade sinodal. O jeito que Deus escolheu para caminhar junto com a humanidade foi através de uma criança pobre e pequena”, explica a irmã Jelda Zorzo.
“A humanidade para ser realmente humanidade segundo o projeto de Deus não pode viver sem uma qualidade de ar, de água e de terra. Deus, no Seu projeto assim o quis, Ele mesmo assumiu esse jeito de se manifestar”, completa a religiosa.
Com produção e interpretação por membros dos diversos grupos, movimentos e serviços católicos da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, a encenação une comunidade, religiosos e músicos de forma voluntária. Ana Regina tem 17 anos, faz parte do movimento Crisma e atendeu a um chamado de sua irmã, integrante do grupo católico Segue-me. Ana interpretou uma índia no espetáculo.
“Minha irmã falou que faltavam atores para a encenação e eu aceitei participar. Estou feliz em ter vindo”, destacou Ana Regina.
Observando a Sagrada Família interpretada por seus paroquianos, o monsenhor José Augusto refletiu sobre o projeto de Deus para a humanidade.
“O grande convite que o natal nos faz é que nos sintamos seguros nesse braço terno e amoroso, criador, redentor e santificador de Deus. Este Deus, o Emanuel, não é só uma presença; Ele assume nossa vida, esse projeto de uma vida plena e nos convida a participarmos com Ele dessa construção”, orientou o sacerdote.
O monsenhor ainda citou a Carta aos Hebreus no capítulo 12:
“Tenhamos os olhos fixos em Jesus”, finalizou.