A Arquidiocese de Maceió, por iniciativa da Renovação Carismática Católica, organizou o I Simpósio de Espiritualidade para Psicólogos.
Por Rose Lino | Pascom Arquidiocesana
O evento aconteceu, organizado pela Renovação Carismática Católica Arquidiocesana e do padre André Albuquerque – psicólogo e administrador paroquial em Novo Lino, no San Marino Suíte Hotel, na Ponta Verde em Maceió, e teve como tema “O Homem só se torna maduro quando enfrenta sua própria solidão” – Cardeal Joseph Ratzinger. O Simpósio, que teve um período de inscrições, foi aberto para profissionais, como também para estudantes de Psicologia, e o objetivo foi trabalhar a Formação humana e a Espiritualidade de cada participante.
Para discutir a temática foram convidados dois Psicólogos de São Paulo, o Pe. Mariano Rodrigo Sjs ( Sacerdote Salvista da Diocese de Santo Amaro – SP) e Bruna Alves que trouxeram para os inscritos a discussão sobre “A fé e a razão (Fides Et Ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade”.
Na última palestra, Pe. Mariano Rodrigo enfatizou a necessidade da solidão para o amadurecimento: ” A solidão nos ajuda a elaborar lutos. Esvaziarmo-nos de nós mesmos e livrar-nos dos anestésicos. Pessoas sobrecarregadas às vezes não se conhecem e não conhecem o Senhor”; e acrescentou: “Mistério é para ser contemplado, problema tem que ser resolvido”.
Eliane Noronha (Coordenadora arquidiocesana da RCC), enfatizou que: “Não há como querer a fé e desprezar a razão, nem vice-versa. Uma coloca-se sempre a serviço da outra”.
O evento além contas com palestras e debates, trouxe momentos de oração, partilha e o ponto ápice que é a Santa Missa. A celebração da Santa Missa na abertura, na sexta-feira, foi presidida por padre André Albuquerque.