Paróquias da Arquidiocese celebram São José Operário até 1º de maio

As Paróquias São José Operário no Fernão Velho, em Maceió, e na cidade de Joaquim Gomes celebram o novenário de seu glorioso Padroeiro.

Por Setor de Comunicação da Arquidiocese

No dia 1º de maio, Dia do Trabalhador e, juntamente, a Igreja celebra São José Operário. Tal dignidade da comemoração deste santo foi dada em 1955, pelo Papa Pio XII que, em meio a Praça de São Pedro, repleta de mais de 200 mil pessoas, cristianizou a festa civil, para dignificar os frutos do esforço humano através do trabalho: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.” (Pp. Pio XII).

Na Arquidiocese foram dedicas a São José, com o título de Operário, 03 Paróquias; duas em Maceió e uma em Joaquim Gomes.

A Paróquia São José Operário no Fernão Velho, em Maceió, vem celebrando o novenário do glorioso Patrono da Igreja desde o dia 22 de abril. A festa segue, na igreja matriz, com reza do terço de São José – às 19h, e Santa Missa – às19h30; e no dia da solenidade a programação será a seguinte:

Missa solene, às 8h, e, à tarde, Missa, às 16h, e Procissão pelas ruas do bairro, às 17h. Confira a cobertura completa nas redes sociais @pascomsaojoseoperario

Na cidade de Joaquim Gomes, o novenário também iniciou dia 22 e os fiéis devotos(as) participam da Novena, às 19h, e Santa Missa, às 19h30. No dia da solenidade, 1 de maio, serão celebrados Batizados, às 19h, e a procissão pelas ruas da cidade, às17h, e encerrando a festividade a Santa Missa, às 19h. Confira a cobertura completa nas redes sociais @pascomjg

Na Paróquia São José Operário, localizada no bairro do Trapiche da Barra, além da Novena e Santa Missa, na igreja Matriz, a Comunidade Paroquial se prepara para a Corrida de São José, já uma tradição na Arquidiocese. A cobertura completa e programação você confere nas redes sociais @paroquiasaojosetrapiche ou no link https://www.centenarioarqmaceio.com.br/noticias/paroquia-sao-jose-operario-no-trapiche-promove-19a-edicao-da-corrida-de-sao-jose/

São José Operário: “Padroeiro dos trabalhadores”

São José “foi dado à humanidade para exprimir visivelmente as adoráveis perfeições do Pai, para ser a sua imagem aos olhos do Filho de Deus”.

É através deste homem Justo, São José, que Deus nos cativa a buscar a santificação das nossas atividades laborais. Nos ensinando a dedicar cada dia de trabalho, as nossas forças, o fruto da nossa dedicação para o alcance da santificação da nossa vida. E, São José, sendo patrono dos trabalhadores, a Igreja se volta para a proteção daqueles que são tratados com injustiça e tem seus direitos violados perante o trabalho, assim, “a Igreja defende os trabalhadores de forma veemente, em seus ensinamentos, assegura que o trabalho é fundamento sobre o qual é edificada a vida familiar, que é direito do homem e da mulher por vocação. Neste sentido, o Estado, as empresas e sindicatos tem o dever de lutar por políticas públicas para assegurar tudo o que é de direito dos operários e famílias em vista de vida digna” (Pe Valdivino Guimarães, CSsR. In https://www.a12.com/academia/artigos/sao-jose-operario – acesso em 30 de abr. 2021).

Que São José Operário, modelo dos trabalhadores, seja nosso socorro em meios as labutas e desafios que possam aparecer em nossas atividades laborais e dar a dignidade de um emprego aqueles que buscam por trabalho e condições melhores para sobrevivência. E rezemos:

Oração a São José (São Pio X )

Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados;

De trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações;

De trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus;

De trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades;

De trabalhar, sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus!

Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, oh! Patriarca São José!

Tal será a minha divisa na vida e na morte. Amém.

São José Operário, rogai por nós!