Os missionários e missionárias irão se preparar, no período de 03 anos, para celebrar o Jubileu da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt em2025.
Por Suzana Lima | Pascom Arquidiocesana
No último sábado, 27 de maio, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Gruta de Lourdes, onde teve início o movimento na Arquidiocese de Maceió, aconteceu o 17º Encontro Arquidiocesano de Formação e Espiritualidade da Campanha Mãe Peregrina, ramo do Movimento Apostólico de Schoenstatt; este ano com o tema: Nos passos de João Pozzobom, corações ardentes, pés a caminho.
A programação teve início com acolhida, credenciamento, oração inicial e informes. A Celebração Eucarística foi presidida por padre José Aloisio, assessor eclesiástico do Movimento Apostólico, que contou com assistência do diácono Andrade. A liturgia escolhida pela comissão arquidiocesana foi a da Visitação, que será celebrada no próximo dia 31 de maio, Festa da Visitação de Nossa Senhora.
Padre Aloisio, em sua homilia, falou da missão do diácono permanente e missionário e, agora, Servo de Deus João Luiz Pozzobom. Nascido no Rio Grande do Sul, cidade de São João Polênsine, ele iniciou a Campanha no ano 1950, tempo em que foi o Papa Pio XII proclamou o Dogma da Assunção de Nossa Senhora. “Pozzobom peregrinou com a imagem da Mãe Rainha nos ombros durante 35 anos, levando as graças do Santuário às famílias, hospitais, escolas e presídios, rezando o terço”, recordou o sacerdote.
“Vocês não têm 140 mil km rodados, a pé, pelo diácono Pozzobom, também a imagem que vocês carregam tem peso bem inferior, do que o peso que ele levava com mais de 11kg, mas vocês cumprem a missão com muita nobreza”, enfatizou ele.
Após a Santa Missa, uma pausa para o lanche e no retorno para que todos interajam entre si; a programação teve sua continuidade e a primeira palestra foi com a irmã Laíze Lisboa, assessora da Campanha Mãe Peregrina de Schoenstatt dos Estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco (com exceções) e Piauí, que abordou o tema central do Encontro.
Ela anunciou que a Campanha Mãe Peregrina começou a preparação em setembro de 2022, para o triênio da celebração de seu Jubileu de 75 anos, que acontecerá em setembro de 2025, seguindo a proposta sinodal ouvindo seus missionários (as) para bem celebrar.
“O primeiro ano é um tempo de conscientização para esse Jubileu, nós queremos divulgar e nos conscientizar. Vamos nos despertar, digamos assim. O segundo ano justamente é a preparação mais consciente e o terceiro ano desse triênio, então, um ano de celebração, para festejar”, afirmou a Irmã.
Irmã Laíze declarou:” O GPS da Campanha da Mãe Peregrina é a Aliança de Amor. Aquilo que nós falávamos: Qual o sentido dessa aliança de amor que você tem com a Mãe Rainha? É essa rota na minha vida. A gente sabe a aliança de amor, nada mais é que um aprofundamento da nossa aliança batismal”.
Na sequência, o seminarista Leandro Lira trouxe a reflexão do tema do 3º Ano Vocacional do Brasil, “Vocação: Graça e missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf Lc 24, 32-33).
A coordenadora do Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB), Maria Ibelza, também marcou presença e saudou aos participantes e enfatizando a vocação do leigo e a vivência da caminhada na sinodalidade.
A presidente da Liga de mães, outro ramo do Movimento Apostólico, Madalena Cabral, dirigiu uma palavra aos missionários da Campanha, seguida de Ednalva que é membro do Conselho Arquidiocesano da Família de Schoenstatt.
Na parte da tarde, Irmã Laíze apresentou o tema: “Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança”.
Ela citou três ingredientes que podem ajudar nessa caminhada de missionários da esperança: “O primeiro é a paciência, que nos mostra o imediatismo dos nossos dias, onde se planta hoje e quer colher amanhã. O segundo ingrediente é a perseverança, mostrando que na demora, na dificuldade de alcançar o objetivo, abandona-se tudo pelo caminho; e o terceiro é a confiança, todos precisam confiar que não se está sozinho, pois assim prometeu Jesus, E que Ele escolhe sempre os pequenos e Deus quem faz a obra, recordou”.
Logo depois, padre Michael Sandes, administrador paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria, na Rotary, conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento, coroando esse renovo na vida dos missionários (as) da Campanha Mãe Peregrina de Schoenstatt.
Gilvanilda Bulhões, atual coordenadora, convidou Mons. Rubião Lins Peixoto, Pároco anfitrião do Encontro e apaixonado por Nossa Senhora, para um momento de partilha; outro momento importante foi a apresentação de Aneide Araújo para a caminhada e preparação para compor a coordenação da Campanha em alguns meses.
Jubileu da Campanha Mãe Peregrina de Schoenstatt
O lema escolhido para o Jubileu foi “Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança! “, que foi inspirado no tema do Ano Jubilar de 2025: “Peregrinos da esperança”, a escolha se deu através de pesquisa realizada em 2022 de forma online para os missionários (as) da Campanha. Ao longo do ano, será trabalhado um material de estudo que vai ajudar no caminho de preparação para o Jubileu da Campanha, este foi elaborado em conjunto pelos secretariados de Santa Maria, ao qual os missionários fazem parte, e o secretariado de Atibaia, não de forma independente como sempre acontece. Em setembro deste ano acontecerá o Encontro Nacional em Atibaia/SP em preparação para o Jubileu e em prol das despesas para o encontro estão sendo vendidas camisetas celebrativas do Jubileu.
O Encontro será realizado de 07 a 10 de setembro, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP.
O Encontro será uma preparação para as comemorações do jubileu de 75 da Campanha e possui três propósitos:
2022/2023– Despertar, resgatar a história e anunciar a todos os coordenadores, missionários e famílias a preparação do jubileu da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
2023/2024– À luz da conclusão do “Caminho Sinodal”, trilhar um percurso sobre a preparação e a conquista espiritual.
2024/2025– Ano celebrativo e festivo em gratidão pelos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina.