Setor Juventude confeccionou tapetes em ruas do Centro para passagem do Santíssimo
Uma multidão de fiéis participou na tarde desta quinta (8) da tradicional Procissão de Corpus Christi em Maceió. Tapetes foram confeccionados pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Maceió para a passagem do Santíssimo Sacramento. Paradas promoveram momentos de oração.
Os primeiros tapetes, em frente à Catedral Metropolitana, foram produzidos pelo Movimento Eucarístico Jovem (Mej). O coordenador arquidiocesano, Cleverson Silva, destaca a emoção de participar desta mobilização.
“É uma experiência gratificante estar em comunhão com os demais movimentos para a confecção dos tapetes pelos quais Nosso Senhor Jesus Cristo vai passar. A gente busca fazer deste serviço uma oração, um louvor e com a passagem dele a adoração Eucarística”, pontuou o jovem.
Os tapetes pelas ruas do Centro deram cores, formas e mensagens para a passagem do Santíssimo. Imagens do Coração de Jesus, de Maria, Terço, Santíssimo Sacramento, dos santos e os símbolos dos movimentos. Todos os detalhes confeccionados em pó de serra, café, giz, tinta e outros materiais.
Quem ficou encantada com o trabalho dos jovens e emocionada ao ver o Santíssimo passar pelas ruas do Centro foi a Márcia Maria de Lima, da Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, no Benedito Bentes.
“Depois que tive uma forte experiência durante a Procissão, não vou perder mais. É emocionante pensar que é o único dia do ano que Jesus sai às ruas. Esta presença nos acalma e nos mantém firmes na fé depois de vivermos o Pentecostes”, testemunhou Márcia, ao lado das amigas da Legião de Mária.
“Além disso, o trabalho dos jovens com os tapetes é belíssimo e nos ajuda a entrar neste clima de adoração”, completou a fiel.
Bênçãos
A Procissão saiu da Catedral com o Santíssimo conduzido por Dom Genival Saraiva, vigário geral da Arquidiocese de Maceió. Os fiéis seguiram pelas ruas 2 de Dezembro, Oliveira e Silva e Praça Montepio dos Artistas, onde houve a primeira parada para a bênção do Santíssimo de responsabilidade do Conselho de Leigo e com a condução do diácono Inaldo Pita.
Depois os fiéis passaram pela Rua Barão de Penedo e acompanharam a bênção da segunda parada, na Praça Marechal Deodoro. Os responsáveis foram os religiosos e consagrados e a bênção concedida pelo padre José Egito, scj.
Na sequência, a Procissão de Corpus Christi seguiu pelas ruas Cincinato Pinto e Melo Morais, até chegar a Praça dos Martírios. A acolhida da terceira parada foi feita por Dom Antônio Muniz Fernandes. A última bênção do Santíssimo Sacramentos foi conduzida por monsenhor José Augusto e padre Tito Régis, representando os sacerdotes jubilares. Depois os fiéis participaram da Missa de encerramento.
Thiago Aquino – Pascom Arquidiocesana
Leia mais:
Fiéis lotam Catedral para Missa de Corpus Christi presidida por Dom Antônio Muniz
Santíssimo exposto é adorado por fiéis durante cinco horas na Catedral
Corpus Christi: “Não é símbolo, é Jesus no meio de nós”, diz Dom Genival durante Missa na Praça dos Martírios