Praça dos Martírios ficou repleta de fiéis para o encerramento da programação solene
A programação da Solenidade de Corpus Christi na Catedral Metropolitana de Maceió foi encerrada já na noite desta quinta-feira (8), na Praça dos Martírios. Após a procissão, a Missa de encerramento foi presidida por Dom Genival Saraiva e concelebrada por Dom Antônio Muniz Fernandes e por vários sacerdotes.
Dom Genival destacou na homilia o significado da Procissão de Corpus Christi. “Esta procissão é diferente daquelas que realizamos dos santos, porque a eles prestamos o culto dulia, nós o veneremos, no caso de Nossa Senhora é o culto hiperdulia, uma veneração exclusiva à Mãe de Deus, mas não é adoração. E aqui nesta tarde praticamos o culto de latria, ou seja, é adoração, e só adoramos a Deus. E a Eucaristia não é símbolo, é o próprio Jesus”, explicou o vigário geral.
O presidente da celebração elogiou a participação do povo de Deus. “Quem veio hoje é porque foi educado na fé, teve formação e tem participação contínua na comunidade. Só nos resta agradecer a Deus pelo dia de hoje, tão belo no mundo inteiro com essa celebração e ainda teve o grande gesto e a delicadeza do povo em preparar os tapetes. Tudo isso porque Jesus veio até nós para nos falar deste mistério da fé”, pontuou dom Genival. “Não é só hoje, vivam a Eucaristia sempre na sua comunidade”, pediu à multidão que participou da Missa.
No final da celebração, o reitor da Catedral, padre Elison Silva, fez os agradecimentos a todos os que organizaram e contribuíram com o Tríduo Eucarístico e a Solenidade de Corpus Christi. A programação teve como base o tema “Com Cristo, uma vida que se torna Eucaristia” e aconteceu também no Santuário Eucarístico, a Igreja do Rosário.
A jovem Hevelyn Calheiros é da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Eustáquio Gomes, e foi a primeira vez que participou da programação, inclusive ficando até o final. “Hoje foi um dia especial e o sentimento é gratidão por ter saído tudo conformes o plano de Deus, de ver a Igreja Viva e tantos jovens empenhados a servir na Igreja. Que todos sejam abençoados”, declarou a participante do Encontro de Jovens com Cristo (EJC).
Doações
Antes do encerramento, o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, brincou ao dizer que não iria agradecer, mas pedir.
“Vocês viram como está ficando lindo o altar do Santíssimo Sacramento, na Catedral. E no Santuário Virgem dos Pobres está lindo também, com o trabalho das irmãs carmelitas ao organizar o café da manhã aos pobres. Precisamos da ajuda de todos”, disse. As doações podem ser feitas por meio do PIX da Arquidiocese de Maceió (CNPJ): 12155388000189.
Participação virtual
A Pastoral da Comunicação (Pascom) transmitiu toda programação da Solenidade de Corpus Christi pelo canal no Youtube. Centenas de fiéis acompanharam durante o dia as celebrações e compartilharam testemunhos, pedidos de oração e expressaram o amor a Jesus Eucarístico. A cobertura também se estendeu ao Instagram, onde pode ser conferido todo conteúdo produzido durante a festividade.
Thiago Aquino – Pascom Arquidiocesana
Leia também:
Fiéis lotam Catedral para Missa de Corpus Christi presidida por Dom Antônio Muniz
Santíssimo exposto é adorado por fiéis durante cinco horas na Catedral
Sobre tapetes, multidão participa de Procissão de Corpus Christi em Maceió