*Por Marcos Filipe | Pascom Arquidiocesana
No último dia 16 de julho, fiéis devotos e a Família Carmelita, em especial a Ordem Terceira do Carmo, participaram da solenidade de Nossa Senhora do Carmo, na Catedral Metropolitana de Maceió, em missa presidida pelo pároco, Padre Elison Silva.
O sacerdote recordou que na Igreja Mãe da Arquidiocese de Maceió existe um altar dedicado a Nossa Senhora do Carmo e que ele nos recorda a antiga devoção de nossos antepassados ao erguerem a construção.
“Somos herdeiros dessa fé e queremos dá nosso testemunho de que em Maria se cumpre a profecia de Zacarias. É ela a cidade de Deus, a morada do Altíssimo, se fez casa para receber o Filho de Deus”, destacou.
O sacerdote destacou que em habitou corporalmente nela, Aquele que possui a plenitude da divindade. “Verdadeiro Deus feito homem no ventre de Maria, morada de Deus”.
“Nesta festa temos a experiência de desejar no íntimo do nosso coração, seguir o caminho de Maria e ir em busca de Jesus. Assim como ela , colocar-se nas mãos Dele”.
E se voltou a devoção ao Escapulário: “Com essa devoção antiga, somos chamando a subir o caminho da espiritualidade, o caminho do Monte Carmelo e alcançar as alturas da perfeição”. E completou: “A promessa de Nossa Senhora, que ao usarmos esse sinal, não encontraríamos a morte, mas receberíamos o Céu. Mas que caminho é esse? É o próprio Jesus”.
O escapulário é um instrumento de devoção
Vemos que, hoje, muitos usam o escapulário não por devoção, e sim como um amuleto ou por superstição para não experimentar nada de mal. O Escapulário deve ser usado como um sacramental que me aponta algo muito maior e que sou chamado a recorrer com devoção. O verdadeiro escapulário é o de Nossa Senhora do Carmo, aquele que tem de um lado na ponta a estampa da Virgem do Carmo e na outra ponta o Sagrado Coração de Jesus. Outro escapulário é criação do povo. Estar revestido do escapulário é estar revestido das vestes de Maria, revestidos de suas virtudes e de sua proteção, por isso, imitá-la, pois Ela é a perfeita discípula de Jesus.
Maria nos ajuda na nossa caminhada a subirmos rumo ao monte que é Cristo, Ela é a nossa companheira de viagem, assim nos diz a oração da coleta da missa de hoje de Nossa Senhora do Carmo. Vemos que, a partir do século XV, a devoção a Nossa Senhora do Carmo e ao seu escapulário cresceu e foi se difundindo por todo mundo chegando até os dias de hoje, são inúmeras capelas, paróquias e dioceses consagradas a Ela, sendo uma devoção não apenas do Carmelo, mas universal. Pois todos nós somos filhos de Nossa Senhora.