Por Izael Buarque Lira Neto | Pascom Japratinga
Na tarde desta sexta-feira, 18 de agosto, ocorreu um significativo marco na festa da padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, tanto para a arquidiocese quanto para a cidade de Maceió. As participações dos setores e áreas foi celebrada, com especial enfoque nas paróquias da área norte.
A celebração contou com a presença de paroquianos de vindos de cidades como Passo de Camaragibe, Japaratinga, Porto Calvo, São Bento em Maragogi, Matriz do Camaragibe, Barra de Santo Antônio e Paripueira.
A Missa foi presidida pelo Padre Luiz Antônio Guimarães (Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Passo de Camaragibe) e a homilia ficou sob a incumbência do Padre José Renildo da Silva (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio em Barra de Santo Antônio)
Padre José Renildo fez alusão às bodas de Caná onde Maria foi piedosa juntamente ao seu filho.
Na homilia, Padre Renildo ressaltou uma citação de São Pedro Damião: “Tu fostes coroada no céu, mas continua tratando os teus filhos da mesma forma que trataste nas bodas de Caná”.
Além disso, ele enfatizou a importância da figura de Nossa Senhora como aquela que nos conduz a Jesus: “Nossa Senhora nos é dada para que através dela seja dada o seu filho Jesus”. O Padre também recordou a analogia da “escada de Maria”, pela qual os fiéis fortalecem sua fé em direção a Jesus e à plena salvação.
A maior animação durante os “vivas” foi proporcionada pelo Padre Luiz Antônio, acrescentando um toque especial de alegria à celebração.
A celebração faz reverência a devoção à padroeira e a união das comunidades em torno de Nossa Senhora dos Prazeres, mãe e padroeira da nossa arquidiocese.