Lieneide Raimundo / Pascom Arquidiocesana
O tema escolhido para o 6º dia do Novenário da Padroeira, nesta quarta-feira (23), foi “Maria e a Igreja: cooperadora de Deus ao anúncio do Evangelho”. O presidente da Missa da noite foi Dom Jaime Vieira da Rocha, bispo emérito da Arquidiocese de Natal (RN).
O pregador iniciou a homilia expressando a alegria em estar presente na Catedral fazendo menção à satisfação de ter assistido à solenidade de abertura pelas redes sociais da Arquidiocese e já entrou no tema proposto, fazendo uma ligação entre a encíclica Lumen Gentiun e o Concílio Vaticano II.
“Maria é verdadeiramente mãe dos membros de Cristo porque cooperou com o projeto da salvação e por ser a Igreja o lugar onde renascem os fiéis, membros daquela cabeça que é seu filho Jesus”, disse Dom Jaime.
O presidente seguiu discorrendo a importância da Igreja Conciliar até a Igreja Sinodal, como Igreja que caminha na presença de Maria e ressaltou o título de Nossa Senhora dos Prazeres.
“Ela é fonte de inspiração, de zelo em seu papel tão grandioso de ser mãe de Jesus. Como filhos, se faz necessário descobrir qual a alegria, dentre as sete alegrias de Nossa Senhora, na individualidade de cada filho, na vivência da fé e de atitude de escuta, e silêncio”, pontuou.
Dom Jaime ainda alertou que a fé não é conta bancária ou meta onde se estabelece objetivos mercantis no mundo capitalista. “A fé é o lado do espírito em uma relação filial com Jesus e sua mãe”, explicou o pregador.
O celebrante ainda destacou a importância da Igreja particular de Maceió com seus projetos sociais que expressa sinais de preocupação e cuidado com quem mais precisa. “É um grande sinal desse olhar materno”, definiu.
O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, agradeceu a presença de Dom Manoel e, como em todas as noites, acolheu os fiéis, expressando sua alegria e agradecimento aos movimentos e pastorais pela participação ativa no Novenário da Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres.