Benedito Bentes, em Maceió, ganha nova paróquia: Nossa Senhora de Fátima

Por Marcos Filipe  | Pascom Arquidiocesana

(Uma multidão de fiéis lotaram a matriz provisória para a celebração da criação canônica da Paróquia – Fotos: Lais Sandes / Pascom Arquidiocesana)

Na noite da última sexta-feira, dia 13 de outubro, a Arquidiocese de Maceió celebrou um momento de grande significado com a criação de uma nova paróquia, no bairro Benedito Bentes, situado na parte alta da capital alagoana. A solene cerimônia de instauração canônica da nova paróquia foi conduzida pelo arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, que presidiu a Santa Missa em um clima de gratidão a Deus, alegria e expectativa.

A área da nova paróquia abrangerá a igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, localizada na avenida Humberto Gomes de Barro, além das comunidades de Santa Luzia, no Conjunto Nascente do Sol, e Santa Teresinha, no Conjunto João Sampaio II; e setores pastorais em condomínios localizados no território paroquial.

O arcebispo nomeou o Padre Sérgio Ricardo Silva de Oliveira como administrador paroquial e o Padre Kledson Alves de Souza como vigário. Ambos assumem a responsabilidade de pastorear esta comunidade paroquial e guiar os fiéis em sua jornada de fé.

A Paróquia está celebrando o novenário de sua Padroeira desde o dia 12 de outubro, a Missa para instalação canônica da Paróquia contou com a concelebração de diversos padres da Arquidiocese e Dom Jayme Vieira, arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal. Além da assistência do Diácono Augusto Djairo.

Dom Antônio Muniz, em seu discurso durante a celebração, lembrou que a área onde agora se estabelece a nova paróquia abriga também a Casa Betânia, local dedicado ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade. O arcebispo também destacou a importância de manter as preces pela paz em um momento em que conflitos persistem, como a guerra em Israel e Faixa de Gaza, concluindo: “Continuaremos rezando e lutando pela paz, pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Fátima.”

A homilia, por sua vez, ficou a cargo de Dom Jayme Vieira, que enfatizou a partilha de dons da comunidade desde os primeiros passos, quando os padres chegaram a uma área carente da presença da Igreja. Ele destacou o crescimento e a resposta positiva da comunidade, expressando a alegria por ver a criação de uma nova paróquia nessa região de Maceió.

O decreto que oficializou a criação da paróquia e as leituras das provisões para cada padre foram lidos pelo vigário-geral da Arquidiocese de Maceió, Monsenhor José Augusto.

Ao encerrar a celebração, Padre Sérgio Ricardo emocionou a todos ao afirmar: “Estamos presenciando a tão sonhada e planejada criação de uma paróquia. A Arquidiocese, após uma gestação espiritual, dá à luz uma nova filha. Vivenciamos uma grande ação de graça”.

Como ato final da noite, o metropolita convidou a Família responsável pela doação do terreno da futura matriz – Família Paiva – e leigos que fazem parte da história e evangelização da Paróquia para o descerramento da placa celebrativa.