Suzana Lima • Pascom Arquidiocesana
A Arquidiocese de Maceió deu início a Semana Missionária e Vocacional nesta sexta-feira, 13 de outubro, que traz o tema “No Rastro da Santidade”. O evento se estenderá até o dia 18 de outubro, com uma programação diária liderada por grupos de missionários das paróquias que compõem o Setor Lagoa. Além disso, as missões acontecem na área da Pastoral Nossa Senhora da Guia, localizada no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.
No dia 13, a jornada da Semana Missionária e Vocacional teve início às 9h com uma oração e a bênção dos missionários pelo Padre Tito Régis, pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, responsável pelo primeiro dia de evangelização. Os missionários desta paróquia lideraram as atividades de evangelização do primeiro dia, visitando as famílias e compartilhando momentos de evangelização e partilha, voltados para o Terceiro Ano Vocacional e o mês missionário.
O dia foi concluído com a Celebração Eucarística de abertura das missões às 19h, presidida pelo Padre Cosme Evangelista, responsável da Área Pastoral Nossa Senhora da Guia, e concelebrada pelo Padre Tito Régis. A celebração teve início fazendo memória da última aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, que comemora 106 anos do milagre do sol. A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi acolhida com devoção, e a Santa Missa seguiu seus ritos tradicionais.
Esta semana especial oferece uma oportunidade única para os fiéis da Arquidiocese de Maceió vivenciarem o chamado à missão e à vocação em um espírito de unidade e serviço à comunidade. A programação diversificada promete enriquecer as vidas dos missionários e fortalecer os laços dentro da área pastoral. Cada dia, uma ou mais paróquias do Setor Lagoa assumirão as atividades de evangelização, e no dia 18, todas se unirão em uma visita às famílias para encerrar esse momento memorável de fé e serviço comunitário.
Em sua homilia, padre Tito Regis fala da importância da semana missionária. “Como igreja, nós vivemos uma experiência de comunhão. Toda a força do nosso setor, articulada em função de gerar uma igreja, gerar uma área pastoral, nos faz ser muito identificado com a proposta do Papa Francisco, ser uma igreja sinodal, uma igreja que caminha junto. Então nos fortalece, nós que estamos a serviço acabamos sendo servidos, porque conhecemos as realidades, ouvimos do povo, nutrimos e crescemos também no ânimo vocacional.
A evangelização na Área Pastoral encerra no dia 18 de outubro, mas a Semana Missionária e Vocacional terá continuidade no Santuário da Divina Misericórdia São João Paulo II e Santa Dulce dos Pobres, localizado no bairro Vergel do Lago em Maceió. Neste local, os fiéis poderão participar do Festival de Música Católica “No Rastro da Santidade” que acontece de 19 a 21 deste mês. A programação da Semana Missionária, da Feira Vocacional e do Festival de Música Católica estão disponíveis no site www.centenarioarqmaceio.com.br