Fiéis de Santana do Mundaú percorrem 12km à pé em louvor a Mãe Aparecida

Pascom Mundaú

Romaria à pé
“Caminhando com Maria” reuniu 400 fiéis com testemunhos de graças alcançadas

Os fiéis da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santana do Mundaú, participaram no dia 12 de outubro da Romaria “Caminhando com Maria” em celebração a Nossa Senhora Aparecida. Uma multidão andou por 12km da Igreja Matriz, no centro da cidade, até o Sítio Barro Branco, onde foi presidida a Santa Missa.

Com o tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão” em comunhão com o Santuário Nacional de Aparecida, a caminhada reuniu cerca de 400 fiéis de todas as idades. Cleonice Gonçalves participou pela primeira vez de uma romaria a pé e já testemunha uma graça alcançada por intercessão da padroeira do Brasil.

Romaria à pé
Cleonice relata testemunho de cura

“Durante o terço que rezamos na caminhada, pedi a Deus pela saúde de minha sobrinha Clara, que, entre algumas complicações de saúde ainda desconhecidas pelos médicos, tinha perdido a visão de um olho há um tempo e se encontra internada em Maceió. Quando cheguei em casa, recebi a notícia da mãe dela que Clara voltou enxergar”, partilhou emocionada.

Movimentos, pastorais e grupos participaram da caminhada que seguiu pela AL-205 com a imagem de Nossa Senhora Aparecida à frente e cinco paradas para contemplação dos mistérios do Terço. Uma delas aconteceu na Capela São José, no Sítio Cigarra. Enquanto a multidão passava, várias famílias homenagearam Nossa Senhora da porta de casa com um altar e até com fogos.

Romaria à pé
Padre José Cícero presidiu a Santa Missa

Ao chegar ao Sítio Barro Branco, que tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira, os fiéis tomaram café da manhã e participaram da Missa Solene, que foi campal, ao lado da capela.

O administrador paroquial, padre José Cícero, destacou a participação dos fiéis e a experiência da propagação da devoção a Nossa Senhora Aparecida. “Foi uma nova experiência dos paroquianos e muita gente realizou propósitos espirituais, o objetivo mais importante da caminhada. Temos a devoção à padroeira do Brasil nesta comunidade no Sítio Barro Branco, mas agora foi um despertar em toda paróquia. Estamos na expectativa que seja a primeira de muitas”, disse o sacerdote.

Romaria à pé

Idealização

A romaria foi idealizada pelo paroquiano Thiago Aquino, agente da Pastoral da Comunicação e membro da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), fruto de um propósito em agradecimento por uma graça alcançada.

“Após um acidente que eu e meu pai sofremos em outubro de 2022, me comprometi em realizar um gesto de gratidão pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida a Nosso Senhor Jesus Cristo pelo livramento da morte naquele momento e pela nova oportunidade de vida que Ele nos concedeu”, relata o jovem.

Romaria à pé
Thiago Aquino idealizou caminhada

Thiago se diz surpreso com a participação dos fiéis. “Pensei em ir até o Santuário Nacional, mas como não será possível esse ano, alimentei a ideia da caminhada. Imaginava ir com alguns familiares e amigos, mas quando partilhei com padre José Cícero ele propôs que fosse realizado como um evento paroquial. Me surpreendi com a adesão de tanta gente, com certeza isso tem o amor materno da Mãe Aparecida no meio”, afirma com um sorriso o organizador.

Apoio

A multidão foi acompanhada pela Guarda Municipal, de uma ambulância com técnicas de enfermagem, um carro de apoio com a distribuição de água e frutas e de um ônibus, que auxiliou fiéis que não conseguiram realizaram todo trajeto à pé. Essa logística contou com o apoio do Município e o evento também recebeu patrocínio de comerciantes locais.