Pascom Mundaú
Os fiéis da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santana do Mundaú, participaram no dia 12 de outubro da Romaria “Caminhando com Maria” em celebração a Nossa Senhora Aparecida. Uma multidão andou por 12km da Igreja Matriz, no centro da cidade, até o Sítio Barro Branco, onde foi presidida a Santa Missa.
Com o tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão” em comunhão com o Santuário Nacional de Aparecida, a caminhada reuniu cerca de 400 fiéis de todas as idades. Cleonice Gonçalves participou pela primeira vez de uma romaria a pé e já testemunha uma graça alcançada por intercessão da padroeira do Brasil.
“Durante o terço que rezamos na caminhada, pedi a Deus pela saúde de minha sobrinha Clara, que, entre algumas complicações de saúde ainda desconhecidas pelos médicos, tinha perdido a visão de um olho há um tempo e se encontra internada em Maceió. Quando cheguei em casa, recebi a notícia da mãe dela que Clara voltou enxergar”, partilhou emocionada.
Movimentos, pastorais e grupos participaram da caminhada que seguiu pela AL-205 com a imagem de Nossa Senhora Aparecida à frente e cinco paradas para contemplação dos mistérios do Terço. Uma delas aconteceu na Capela São José, no Sítio Cigarra. Enquanto a multidão passava, várias famílias homenagearam Nossa Senhora da porta de casa com um altar e até com fogos.
Ao chegar ao Sítio Barro Branco, que tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira, os fiéis tomaram café da manhã e participaram da Missa Solene, que foi campal, ao lado da capela.
O administrador paroquial, padre José Cícero, destacou a participação dos fiéis e a experiência da propagação da devoção a Nossa Senhora Aparecida. “Foi uma nova experiência dos paroquianos e muita gente realizou propósitos espirituais, o objetivo mais importante da caminhada. Temos a devoção à padroeira do Brasil nesta comunidade no Sítio Barro Branco, mas agora foi um despertar em toda paróquia. Estamos na expectativa que seja a primeira de muitas”, disse o sacerdote.
Idealização
A romaria foi idealizada pelo paroquiano Thiago Aquino, agente da Pastoral da Comunicação e membro da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), fruto de um propósito em agradecimento por uma graça alcançada.
“Após um acidente que eu e meu pai sofremos em outubro de 2022, me comprometi em realizar um gesto de gratidão pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida a Nosso Senhor Jesus Cristo pelo livramento da morte naquele momento e pela nova oportunidade de vida que Ele nos concedeu”, relata o jovem.
Thiago se diz surpreso com a participação dos fiéis. “Pensei em ir até o Santuário Nacional, mas como não será possível esse ano, alimentei a ideia da caminhada. Imaginava ir com alguns familiares e amigos, mas quando partilhei com padre José Cícero ele propôs que fosse realizado como um evento paroquial. Me surpreendi com a adesão de tanta gente, com certeza isso tem o amor materno da Mãe Aparecida no meio”, afirma com um sorriso o organizador.
Apoio
A multidão foi acompanhada pela Guarda Municipal, de uma ambulância com técnicas de enfermagem, um carro de apoio com a distribuição de água e frutas e de um ônibus, que auxiliou fiéis que não conseguiram realizaram todo trajeto à pé. Essa logística contou com o apoio do Município e o evento também recebeu patrocínio de comerciantes locais.