Retiro espiritual reúne coordenadores paroquias da Pascom em Maceió

Assessorado pelo padre Fernando Bezerra, encontro refletiu o tema “Falar com o coração”

Por Thiago Aquino | Pascom Arquidiocesana

( Fotos: Arabela Moreira | Pascom Arquidiocesana)

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió realizou no domingo (22) o retiro espiritual para os coordenadores paroquiais da Capital e de Rio Largo. A programação aconteceu na Casa Maria Auxiliadora, no bairro Santa Amélia, em Maceió. O encontro de espiritualidade, 7º realizado com as coordenações paroquiais, foi assessorado pelo cônego Fernando Bezerra, vigário pastoral da Arquidiocese.

Com o tema “Falar com o coração”, o encontro refletiu a mensagem escrita pelo Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais com o mesmo tema. As meditações foram feitas pelo cônego Fernando Bezerra. Houve um momento mariano e a leitura orante foi com a parábola do Bom Samaritano. Cantos auxiliaram o momento com a participação de Dilmara Caetano.

A agente Ana Caroline faz parte da coordenação da Pastoral da Comunicação na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Feitosa, participou pela segunda vez do retiro para coordenadores e partilhou o que o encontrou significou. “Foi gratificante participar e a palavra é gratidão por vivenciar esse momento no qual a gente se desconecta das atividades para se conectar com Deus, para ouvir o que Ele tem para nós. Sinto que a Pascom é a missão que Deus me confiou e que Ele vem me fortalecendo cada vez mais”, disse a jovem.

O retiro reuniu 38 coordenações paroquiais de Maceió e de Rio Largo, além de membros da Comissão Arquidiocesana da Pascom, totalizando 80 comunicadores. Maria Cicera, coordenadora arquidiocesana, lembra que neste ano os retiros foram organizados, pela primeira vez, por Áreas e Setores pastorais, sendo o cronograma finalizado na capital.

“Graças a Deus foram experiências fantásticas e foi uma iniciativa que permanecerá. Além de pararmos, o que é sempre necessário na nossa caminhada pastoral, o retiro nos renova, reanima e motiva a continuarmos na missão. Este ano refletimos a Carta do Papa em todos os retiros com assessores diferentes, o que nos proporcionou maior riqueza espiritual”, afirmou Maria Cicera.

A programação do retiro foi encerrada com a Missa do 29º Domingo do Tempo Comum, presidida pelo assessor do encontro, cônego Fernando Bezerra. Alguns agentes também partilharam com os presentes a experiência do retiro.