Dom Antônio Muniz apresenta Dom Carlos Alberto Breis como Arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Maceió

O Arcebispo coadjutor estará em Maceió a partir do dia 6 de janeiro de 2024.

Por Setor de Comunicação

( Dom Antônio Muniz lendo a Carta que apresentou ao Papa para pedir um Coadjutor >>Fotos: Carlos Roberto | Setor de Comunicação )

Na reunião do Clero da Arquidiocese de Maceió, realizada nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, o arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., apresentou e acolheu Dom Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, como bispo coadjutor.

Dom Antônio Muniz destacou a experiência de Dom Carlos Alberto no ministério episcopal e sua disponibilidade para colaborar com a Arquidiocese de Maceió, por meio de uma videoconferência, que contou com o Clero presencial na Capela do Seminário, e, remotamente além de Dom Carlos Alberto, estiveram presentes o presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB – Dom Francisco de Sales Alencar; e os Bispos da Província Dom Valdemir Ferreira dos Santos, Diocese de Penedo; e Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, Diocese de Palmeira dos Índios.

O metropolita leu um trecho da carta enviada ao Papa Francisco, no primeiro semestre, apresentando a realidade da Igreja Particular, como o aumento populacional, a chegada de novos sacerdotes, religiosos e criação de paróquias. “Diante das minhas orações e reflexões, gostaria que o senhor me concedesse um bispo auxiliar ou até mesmo, um coadjutor, como queira a Vossa Santidade”.

O metropolita recebeu uma carta particular do Papa informando que atenderia o pedido, e no último dia 30 de outubro, chegou à mensagem do Núncio Apostólico com a nomeação.

“Aqui estamos com representantes do clero, dos seminários, religiosos(as) e leigos para este momento. E com alegria iremos preparar sua acolhida. Este é nosso clima a partir de agora”, acolheu virtualmente o novo bispo.

Dom Carlos Alberto agradeceu a acolhida e sentiu-se honrado em ser chamado a servir à Igreja de Maceió. “Há algumas semanas, recebi o comunicado do Núncio Apostólico apresentando, por parte do Papa Francisco, a minha nomeação para essa Igreja Particular. Uma Igreja com 123 anos de história. Irei com o coração disposto, animado para continuar minha missão como franciscano, como bispo, a serviço do Povo de Deus”.

E continuou: “O Rio São Francisco que aqui é benção para o povo do sertão, deságua nas terras das Alagoas. Então eu pego carona no Velho Chico para chegar. Talvez o meu coração ainda não está por aí, mas vai chegar junto com meus pés. Desde já agradeço a Dom Antônio Muniz que me acolheu com bastante alegria e terei a mesma de colaborar na missão pastoral”.

O bispo coadjutor,, Dom Carlos Alberto, estará em Maceió a partir do dia 6 de janeiro de 2024.

O bispo coadjutor é um prelado da Igreja Católica nomeado ou eleito, para ajudar e substituir um bispo, arcebispo ou um prelado no exercício das suas funções com direito a sucessão. Ele deve ser nomeado vigário-geral pelo bispo diocesano.

 Dom Carlos Alberto Breis Pereira, OFM

Dom Carlos Alberto Breis Pereira ou, como gosta de ser chamado, D. Beto, é o 4º bispo da Diocese de Juazeiro (BA). Frei Franciscano, nascido em São Francisco do Sul (SC), nasceu em 16 de setembro de 1965. De família católica, muito jovem decidiu se tornar religioso, encantado pela figura de São Francisco. Ainda frade novo, por opção quis ser missionário no Nordeste. Emitiu a profissão religiosa como Frade Menor Franciscano em 1987 e foi ordenado sacerdote em 1994.

Fez os estudos filosóficos e teológicos em Olinda e Recife (PE). Em sua Ordem, exerceu diversas funções de serviço, formação e liderança. Fez especialização em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Antonianum em Roma, entre 2005 e 2007.

Em fevereiro de 2016 foi eleito como Bispo coadjutor de Juazeiro – BA, enquanto morava em Recife, atuando como provincial dos Franciscanos. Tomou posse como Bispo diocesano de Juazeiro no dia 7 de setembro de 2016.

Mensagem de Dom Carlos Alberto Breis à Arquidiocese de Maceió