Leitores da Palavra de Deus: Santuário da Virgem dos Pobres realiza encontro de formação  

 

Por Cristina Brito – Jornalista

Foto: Comunicação do Santuário – Edvania Maria

A Palavra de Deus tem revelado seu grande valor na história do cristianismo como instrumento de comunicação e proximidade entre o Criador Divino e a humanidade. Esse mistério faz-se presente, também, na celebração da Santa Missa, a oração por excelência. Diante dessa realidade, o Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, localizado no bairro Mangabeiras em Maceió, está promovendo a Formação para Leitores da Palavra de Deus.

Realizados nas noites de 28 de novembro e 5 de dezembro, os dois encontros contam com 92 inscritos. “O objetivo inicial era formar uma equipe de leitores para o Santuário Arquidiocesano, então convidei o casal José Maurício e Luciana Barreto – que fazem parte da nossa comunidade – para organizar e ministrar o curso. Conversamos e decidimos expandir o convite para outras comunidades”, afirma o idealizador do projeto, Cônego José Aloísio, reitor do Santuário e pároco da Igreja de São Lucas, no Stella Maris.

Quem não esteve no primeiro encontro, tem a oportunidade de participar do segundo, nesta terça, dia 05, a partir das 19h30.

De acordo com o ministrante e membro da Comissão Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Maceió, José Maurício Gonçalves, a formação foi estruturada como uma oficina prática para que as pessoas percebam a importância de serem leitores, primeiramente em seu coração e na sua prática do dia-a-dia, mantendo o hábito da leitura da Palavra de Deus. “Essa Palavra transforma o coração de cada um. É importante que, além de proclamadoras, as pessoas sejam ouvintes, desfrutem e vivenciem essa Palavra de Deus, para que, a partir daí, se tornem porta-vozes dEla”, acredita.

Marcado pela partilha de experiências, os encontros trouxeram como temas principais ‘A Palavra de Deus’ e ‘A Prática da Leitura como Oração’. Os outros aspectos abordados foram: diferença entre ler e proclamar; o leitor é o porta-voz do Senhor; a leitura transforma o coração; os lecionários e o calendário litúrgico; postura do leitor; a Lectio Divina: leitura orante da Palavra de Deus.

Participantes

Além dos que fazem parte do próprio Santuário Arquidiocesano, participaram também pessoas pertencentes a paróquias e comunidades, como Paróquia Sagrada Família (Jacarecica), Santa Terezinha (Serraria), São Lucas (Stella Maris), Nossa Senhora de Lourdes (Gruta), Rosa Mística (Mangabeiras), Paróquia Virgem dos Pobres (Barro Duro), Convento dos Capuchinhos, paróquias de Santa Rita (Farol), Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Dores (Jacintinho), São Francisco de Assis, São Miguel Arcanjo (Santa Amélia), Santo Amaro (Canaã), Santa Luzia, Perpétuo Socorro (Vergel), Nossa Senhora das Graças (Pitanguinha), Sagrado Coração de Jesus (Cruz das Almas), São João Evangelista, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Ó (Ipioca), Nossa Senhora de Lourdes e da Comunidade de Guadalupe (Guaxuma).

“Achei muito oportuna a iniciativa do cônego Aloísio e do José Maurício, membro ativo e carismático da Comissão Bíblico Catequética da Arquidiocese de Maceió, em nos presentear com esta formação”, disse Josefa Maria Paixão Soares, catequista da Paróquia de Santa Rita do Farol. “Gosto de cursos on line, inclusive, já participei de um com a mesma temática, mas não trazia discussão, partilha, testemunho, nem a possibilidade de criar laços com outras Paróquias, como conseguimos fazer nesse curso e, por isso, sou grata”, completa.

De acordo com José Maurício, quem participou dos dois encontros vai receber um certificado comprovando a formação. “E, caso haja demanda, podemos realizar novamente os dois encontros, de modo que quem tenha faltado a um deles possa fazê-lo posteriormente”, explica.

“Partimos dessa necessidade inicial de formar uma equipe de leitores, em comunhão com o Reitor do Santuário, Cônego José Aloísio, e convidamos pessoas também de outras foranias e a resposta foi a melhor possível. A gente fica feliz em ver como um chamado da Virgem dos Pobres recebeu tamanha adesão. Se, a partir desse encontro, alguém se sentir tocado, poderá estar conosco nas celebrações, para proclamar a Palavra de Deus”, convida Maurício.

Foto: Cortesia de Cristina Brito