Renovação Carismática Católica: Compromisso e Missão para o Biênio 2024/2025

Por Suzana Lima | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Carlos Wilker| Pascom Arquidiocesana)

Na noite de quarta-feira (03), na Catedral Metropolitana de Maceió, a Renovação Carismática Católica – RCC – empossou sua nova presidência, Novo Conselho e os coordenadores dos grupos de oração paroquiais para o biênio 2024/2025. Eliane Noronha, reeleita em 19 de novembro de 2023, assume mais um mandato à frente da RCC, juntamente com o novo conselho e os coordenadores paroquiais.

A Missa em Ação de Graças foi presidida pelo padre Luiz Antônio Guimarães, diretor espiritual da RCC, e concelebrada pelo padre Francisco Filho, administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio de Santana Galvão, no bairro Cidade Universitária.

Eliane Noronha, coordenadora da RCC, compartilhou as alegrias, desafios e os momentos mais marcantes vivenciados durante sua primeira gestão à frente da Renovação.

“No primeiro mandato, nós tivemos como as maiores alegrias ver a Renovação da Arquidiocese de Maceió como essa primavera, como vai nos recordar o Papa João Paulo II e o Papa Paulo VI, que a renovação era essa primavera da Igreja. Então nós podemos ver isso diante desse cenário. E as dificuldades são sempre aquelas da correspondência. É sempre uma luta, uma batalha, mas são situações em que nós damos conta de superar. Nós somos homens e mulheres de esperança. Então, esses são sempre os maiores desafios e as maiores alegrias. As dificuldades, esperar que o outro possa de fato corresponder”.

“Então, nessa jornada o que mais me marcou foi ver as pessoas de todas as idades querendo de fato redescobrir a graça de um novo pentecostes. Uma das coisas que mais me marcou foi o encontro de pentecostes de 2022, onde nós pudemos rever os tempos de outrora, né? Todo aquele povo ali reunido, clamando o Vinde de Espírito Santo”.

Eliane Noronha também delineou os planos para sua segunda gestão na Renovação Carismática Católica e compartilhou as lições aprendidas que moldarão sua atuação nos próximos dois anos.

”Nós trabalhamos sempre priorizando a comunhão, a unidade e a obediência aos nossos superiores. Para mim, isso é uma das coisas indispensáveis de uma coordenação. Nós trabalharemos, seguiremos os mesmos propósitos do primeiro mandato, que é seguir em comunhão, unidade e obediência aqueles que estão acima de nós dentro da Igreja e trabalhar essa questão do processo da formação da liderança da Renovação Carismática Católica”.

Na homilia, Padre Luiz Antônio destacou a importância da missão de coordenador na Renovação Carismática Católica e orientou sobre o caminho a ser seguido.

“Esta Missa, meus queridos, é um convite ao batismo no Espírito Santo. Não pensem em vocês que ser coordenador é somente uma missão qualquer. Não, não é! Ser coordenador é ser alguém que tem intimidade com o Senhor. O coordenador, ele deve ter esta intimidade com o Senhor a tal ponto de aqueles que participam do grupo de oração, também pelo seu testemunho, possam ser arrebanhados ao Reino de Deus”.

“O grupo de oração precisa ir às periferias existenciais, precisa ir aos que não mais vivem a cultura de pentecostes. O grupo de oração precisa ir aonde ninguém quer ir”.

”Que a gente, de perto e de longe, possamos comungar da graça de Pentecostes para que possamos ir sem medo para a missão. Que o Deus Espírito Santo nos ajude e que, nesta comunhão com Ele, mediante os sacramentos, possamos partir e anunciar, nesse próximo biênio 2024/2025, que na força do Espírito Santo, que as paróquias, onde existe um grupo de oração, possam alcançar mais servos para o Reino de Deus”.

Durante sua fala, o sacerdote fez uma análise dos dois biênios anteriores e do atual, destacando seu projeto de missão para os próximos anos.

“Esses dois biênios passados foram esses redespertar para a missão. Agora este biênio que tem início hoje com esta Missa, a gente tem escutado a voz do Espírito Santo sobretudo pela coordenação nacional, na RCC a coordenação nacional que tem um projeto de missão e para este ano é o Verbo Ir, e o Verbo Ir como eu partilhava a pouco na homilia desta Missa, nos leva a ser uma Igreja em saída como nos pede o Papa Francisco. Uma Igreja que vá as periferias existenciais, que alcance o coração do ser humano e o grupo de oração existe para isso em uma paróquia, para ir buscar, trazer a pessoa e fazer com que aquela pessoa se sinta amada, querida e junta com todo o povo, viva a cultura de Pentecostes”.

Josefa de Aquino assume oficialmente a coordenação do grupo de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) na Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro Levada. Durante sua declaração, expressou gratidão e entusiasmo por assumir essa missão.

“Eu agradeço a Deus, o Espírito Santo, primeiramente, de ter me escolhido como coordenadora do grupo de oração Nossa Senhora das Graças da Levada. É um momento muito bom, muito gratificante na minha vida. É um momento muito desafiador. Eu estou articulando como é que vai ser, como é que a gente vai fazer. Eu tenho sonhos e eu sei que Deus está sonhando comigo. Porque o que eu mais desejo é que a igreja volte a ser uma igreja viva, renovada com o Espírito Santo. Muitos jovens, muitas crianças, muitos adultos, muita gente volte para a igreja”.

Após a Celebração, uma confraternização marcou o momento de comunhão entre os presentes na Catedral Metropolitana.