Fraternidade e amizade social: Arquidiocese de Maceió realiza abertura da Campanha da Fraternidade no próximo sábado 17

A Igreja em todo o Brasil vive, de forma mais intensa, a Campanha da Fraternidade, que este ano celebra 60 anos desta ação, na Quaresma. Na Arquidiocese a Equipe de Campanhas irá trabalhar a temática da CF com ações concretas sobre o tema, além d texto base e livretos produzidos pela CNBB NE2.

Por Setor de Comunicação

“Fraternidade e amizade social” é o tema que tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), uma reflexão fundamental que sustenta o caminho da CF e nos leva a ver beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão.

A abertura da CF feita pela CNBB, dioceses em todo país, acontece na Quarta-feira de Cinzas. Na Arquidiocese a Equipe de Campanhas, que tem cônego Elison Silva como coordenador, juntamente com os arcebispos – Dom Antônio Muniz Fernandes e Dom Beto Breis, preparou também uma programação para o próximo sábado, 17 de fevereiro, na Catedral Metropolitana, das 8h às 12h, e convida todo o povo de Deus para estar presente.

“Reforço o convite da abertura da CF 2024. Lembro a todos que na Catedral a Missa da Quarta-feira de Cinzas, às 19h, com presidência de Dom Muniz e no sábado, 17, uma manhã de formação e reflexão acerca do tema. Este momento nos prepara para viver esta realidade da Campanha e intensificar no período quaresmal nossas ações”.

O tema da campanha deste ano, 2024, foi escolhido dois anos antes, ou seja, no início de 2022. A campanha da fraternidade há 60 anos é um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a igreja do Brasil propõe às pessoas de boa vontade no tempo na quaresma. Aonde nenhum outro projeto da CNBB chega, a Campanha alcança. A campanha lembra a importância de abordar o tema da amizade social com base na encíclica Fratelii Tutti, publicada pelo Papa Francisco em outubro de 2020.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:

1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.

A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.

Ao percorrermos o itinerário da Campanha que nossos irmãos nos prepararam, possamos continuar seguindo Cristo, caminho, verdade e vida (Cf. Jo 14,6).

Mais informações sobre a Campanha da Fraternidade >> https://campanhadafraternidade.com.br/