Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana
No último domingo, dia 25, a Francal (Fraternidade das Novas Comunidades do Estado de Alagoas) reuniu-se na Catedral de Maceió com Dom Beto Breis, OFM, arcebispo coadjutor, para um encontro de significativa importância para as comunidades.
O evento teve início com a celebração da Santa Missa, seguida por momentos de partilha e apresentações das diversas comunidades e seus carismas, destacando a riqueza da diversidade dentro da igreja.
João, representante da Comunidade Shalom e articulador da Francal, expressou sua satisfação com o encontro, enfatizando a oportunidade de viver a unidade como igreja e reconhecer a importância de cada membro no corpo de Cristo. Ele ressaltou o papel de Dom Beto em motivar e orientar a comunidade para responder às necessidades evangelizadoras do povo de Maceió.
“Foi um encontro muito bacana! Uma grande oportunidade de vivermos a unidade como Igreja e reconhecermos a importância de cada membro do corpo de Cristo. Escutar Dom Beto e sentir o apoio da Igreja nos motiva a buscar cada vez mais a unidade e a responder às necessidades do povo de Maceió, evangelizando e levando o amor de Deus aos mais necessitados”, disse.
Dom Beto, em suas palavras, destacou a importância do encontro para a arquidiocese, enfatizando o papel das novas comunidades em enriquecer a caminhada da igreja local. Ele reconheceu o valor dos diferentes carismas presentes nas comunidades, enfatizando que contribuem para a comunhão e a missão da igreja.
“As Novas Comunidades são um presente para a Igreja, pois trazem consigo uma diversidade de carismas que enriquecem a nossa caminhada. Cada comunidade tem uma identidade própria, uma forma particular de viver o Evangelho e seguir Jesus. Isso contribui para a beleza e a vitalidade da Igreja em Maceió.”
Emerson, coordenador da Francal, explicou a importância do encontro com Dom Beto e destacou o o papel das novas comunidades em servir e evangelizar, em colaboração com as paróquias e o clero local, ressaltando a alegria de receber o reconhecimento e o apoio do arcebispo coadjutor.
“A Francal é composta por 16 Novas Comunidades que se dedicam ao serviço da evangelização na Arquidiocese de Maceió. Auxiliamos as paróquias, atuamos em movimentos e colocamos nossos carismas a serviço do clero, com o objetivo de levar a Boa Nova a todos os irmãos.”