Dom Beto Breis, Arcebispo Coadjutor, palestrou sobre a Carta do Papa Francisco aos jovens.
Por Cristina Lima | Pascom Arquidiocesana
O Setor Juventude Arquidiocesano promoveu no último sábado, 09/03, um encontro de acolhida a Dom Beto Breis, OFM, Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Maceió. O evento aconteceu, das 8h às 12h, na igreja matriz da Paróquia Divino Espírito Santo, em Jatiúca – Maceió, e teve como tema: “Peregrinos da Esperança”.
Foram cerca de 300 (trezentos) representantes dos mais diversos movimentos, pastorais e grupos jovens da Arquidiocese, que aceitaram o chamado e fizeram-se presentes neste momento de acolhida a Dom Beto.
Além de representantes dos movimentos, pastorais e grupos jovens, também estiveram presentes no encontro Padre Francisco Guido, Assistente Eclesiástico do Setor Juventude e administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Feitosa); Monsenhor Pedro Teixeira e Padre Erivaldo Xavier, pároco e vigário paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo; e o Padre Luiz Rodrigues, administrador paroquial da Paróquia São Benedito, em Flexeiras.
Monsenhor Pedro acolheu os jovens presentes em sua paróquia, desejando-lhes um bom encontro e dando sua benção: “O Espírito Santo e Maria estejam com vocês. Passem uma manhã linda. Vou ver a graça de Deus caindo sobre vocês”.
Com programação dinâmica, marcada por louvores, animação e meditação da Palavra de Deus (Lc 24, 13-35), partilhada pelo jovem Mateus, da Missão Rahamim. Para ele: “Jesus veio como um bom amigo, que ao invés de alimentar nossas fraquezas, no lugar de murmurar e incentivar que reclamassem, Ele vem nos dar o Renovo”.
No momento de escuta, os movimentos e pastorais, apresentaram a missão deles a Serviço do Reino de Deus na Arquidiocese de Maceió, para que Dom Beto os conhecessem.
Em seguida, o Arcebispo Coadjutor conversou com a juventude sobre a Carta do Papa Francisco aos Jovens, a Exortação Apóstólica Christus Vivit. Dom Beto afirma que logo no início da Carta o Papa lembra que CRISTO VIVE, sendo assim é importante que o jovem TENHA ESPERANÇA, TENHA SENSIBILIDADE E COMPAIXÃO E TENHA PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE DE JOVENS
Na última etapa do encontro, foi realizado um bate-papo com Dom Beto, onde os jovens expuseram suas inquietudes, dúvidas e sonhos com o Arcebispo, e ouviram seus conselhos. Momento este que teve por objetivo de promover a aproximação da juventude arquidiocesana com o seu Arcebispo coadjutor.
Assim, para Dom Beto: “Os jovens são o ‘agora de Deus’, não são o futuro da Igreja, o futuro da sociedade. Eles são o presente, a Igreja e a sociedade precisam do que é próprio do jovem, o dinamismo, as utopias, os sonhos. E quando o jovem é apaixonado por Cristo, encantado pelo Evangelho, participando firme na comunidade, aí sim também ele pode se tornar de fato alguém que é hoje, o hoje de Deus na Igreja e na sociedade”.