Encontro Nacional do Serviço de Animação Vocacional reúne representantes de todo o Brasil

Durante o encontro foi eleita a nova coordenação nacional para o próximo quadriênio. O Diácono Leandro Calaça de Lira, clérigo da Arquidiocese de Maceió e representando o regional Nordeste 2, é o atual coordenador nacional.

cnbb.org.br

(Eleição da atual Coordenação Nacional do SAV-PV | Fotos: cortesia)

Entre os dias 11 e 13 de março, aconteceu o Encontro Nacional do Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV-PV), evento anual que reúne coordenadores e representantes de diversos regionais e organismos vinculados ao SAV-PV. A iniciativa, sediada no Centro Cultural de Brasília (CCB), contou com a participação de 32 pessoas.

As atividades deste ano se centraram na elaboração do texto das “Diretrizes para a Animação Vocacional no Brasil”, refletindo sobre estratégias e práticas para promover e fortalecer o serviço a todas as vocações em nosso país.

Durante o encontro, foi eleita a nova coordenação nacional para o próximo quadriênio. Os membros escolhidos são:

Diácono Leandro Calaça de Lira, representando o regional Nordeste 2 – Coordenador;
Padre Alexandre Mothé, do regional Leste 1 – Vice coordenador;
Lia Flávia Salviano, representando o regional Centro-oeste – Secretária;
Iirmã Arlene Simões, da regional da CRB de Belo Horizonte – Conselheira.


Além dos coordenadores, a equipe conta com importantes colaboradores: Bispo Referencial para o SAV, dom José Albuquerque, da diocese de Parintins; Padre Guilherme Maia Junior, assessor interno da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB (CMOVIC); Irmã Maristela Ganassini, assessora externa da CMOVIC; Irmão Danilo Rocha, assessor convidado para a área de comunicação da CMOVIC.

Para o diácono Leandro, novo coordenador, “o encontro foi muito produtivo e cumpriu seu objetivo. A metodologia utilizada nos grupos de trabalho foi excelente, possibilitando uma sintonia dos participantes e melhor produtividade. Como encontro nacional, conseguiu-se um melhor aproveitamento das contribuições dos regionais e organismos presentes dando um passo importante para conclusão das novas diretrizes. Retorno com o coração agradecido e sentimento de que, guiados por Deus, estamos avançando no trabalho em prol das vocações”.

O SAV-PV reafirma seu compromisso com a promoção de uma cultura vocacional e a formação de líderes engajados nessa importante missão da Igreja Católica no Brasil.