“Uma chuva de rosas sob o Brasil”. Na tarde do próximo sábado, 18 de maio, os devotos de Santa Teresinha do Menino Jesus acolherão as relíquias da Santa das Rosas no território arquidiocesano, que está em peregrinação no Brasil até o final deste ano. A visita faz parte da programação do jubileu dos 154 anos de nascimento da Santa e 100 anos de sua canonização
As relíquias vindas de Camaragibe/PE, serão acolhidas, na tarde do sábado, 18, na Paróquia São Pedro Pescador, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. As relíquias serão transladadas para a Comunidade Santa Teresinha, no bairro Massagueira, onde acontecerá uma vigília de oração até às 12h do domingo (19).
No domingo, a imagem sairá em carro aberto do Corpo de Bombeiros, em carreata até o Ginásio Lauthenay Perdigão, localizado no Trapiche da Barra, onde será acolhida por milhares de fiéis que estarão participando do Encontro de Pentecostes, e ficará exposta durante a tarde para veneração.
Após a Missa de Encerramento da solenidade, as relíquias serão entregues na Paróquia Universitária Santa Teresinha de Lisieux, no bairro Farol, onde ficará em veneração até o dia seguinte.
Na segunda-feira, as relíquias passarão pelo Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Assunção (Farol), Catedral Metropolitana de Maceió (Centro), Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Serraria) e Paróquia Divino Espírito Santo (Jatiúca). Na terça-feira (21), as relíquias serão levadas ao Carmelo Santa Teresinha, no bairro de Riacho Doce, em Maceió, onde o relicário ficará exposto para veneração até quinta-feira (23), quando será levada à cidade de Propriá/SE.
Sobre o relicário
A urna, contém um pedaço do fêmur e um pé da freira carmelita francesa que viveu entre os anos de 1873 a 1897.
É a quarta vez que a urna com as relíquias de primeiro grau vem ao Brasil. As relíquias são um fêmur e ossos do pé da santa da pequena via. As relíquias expressam a dimensão missionária da santa que “tinha o desejo de percorrer a terra e anunciar Jesus Cristo”, informou a Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil a ACI Digital.
A peregrinação das relíquias de Santa Teresinha ao Brasil foi um pedido da Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil a basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França. Segundo os carmelitas, “o itinerário” da peregrinação “foi organizado a partir da presença do Carmelo Descalço no Brasil”, em “lugares de referência” onde “os frades, as monjas e os carmelitas seculares” estão presentes. Foram acrescentados outros lugares para que os fiéis participem, seja por proximidade ou comodidade deles.
A visita das relíquias da santa francesa ao Brasil ocorre no marco de dois jubileus, a celebração dos 150 anos do nascimento de santa Teresinha, que foi comemorado em janeiro de 2023, e pela celebração dos 100 anos da sua canonização, que ocorrerá em 2025, segundo os carmelitas.