A contagem regressiva para a Solenidade de Pentecostes já começou! Faltam apenas 5 dias para o grande momento, que acontecerá no próximo domingo, dia 19 de maio, no Ginásio Lauthenay Perdigão (antigo Ginásio do Sesi). Hoje, dia 14 de maio, foi marcado pela celebração da Missa de Envio, onde todos os envolvidos no evento foram abençoados e enviados para missão. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, O.F.M., concelebração do Padre Luiz Antônio Guimarães, Diretor Espiritual da Renovação Carismática Católica – RCC, assistência dos diáconos Caio Cezar, Fábio Junges e Itainan dos Santos.
Ainda no início da Celebração dom Beto falou da providência da Missa ser celebrada no dia de São Matias, Apóstolo e Mártir, aquele que foi escolhido no Cenáculo, antes de Pentecostes para compor o grupo dos doze apóstolos no lugar de Judas Iscariotes. “Vocês hoje são escolhidos para preparar Pentecostes”.
Em sua homilia, ele fez uma reflexão sobre a dimensão do amor de Jesus, desde a manjedoura até a cruz. Enfatizou que Jesus não fez outra coisa senão nos amar. “Celebrar Pentecostes é, portanto, pedir que esse amor seja também derramado em nós; que o Pai, através do Filho, envie para nós o Espírito Santo. Na Liturgia da Igreja, nós não vamos relembrar o fato do passado. Pentecostes não é lembrança do que aconteceu há 2000 anos; nós vamos, de fato, receber o Espírito Santo.”
Após a comunhão, o Padre Luiz Antônio Guimarães fez uma retrospectiva desde o primeiro encontro, realizado em 1983 no Colégio Marista. Este ano marca o 41º Encontro de Pentecostes realizado na Arquidiocese de Maceió, em unidade com os movimentos, pastorais e organismos presentes para receber o envio. Este evento marca também o primeiro sob o governo episcopal de Dom Beto Breis.
Em seguida, os coordenadores de equipes de trabalho do encontro foram chamados para receberem as pastas das mãos de Dom Beto. O Arcebispo convocou todos os presentes que servirão no domingo para o presbitério, onde solicitou ao ministério de música que entoasse um canto de envio. Em um momento de profunda devoção, todos se uniram em oração aos pés de Nossa Senhora dos Prazeres. Após isso, receberam a bênção final do Arcebispo, encerrando a Santa Missa com um clima de fé e comunhão.