Pela primeira vez em Maceió: Paroquia Nossa Senhora de Fátima recebe relíquias do Beato Carlo Acutis, que em breve será santo

Além da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, as relíquias visitaram Casa Dom Bosco, Colégios Católicos, Carmelo

de Santa Teresinha e outras Paróquias da Arquidiocese.

Por Leonardo Leão| colaborador da Pascom Paroquial

(Fotos: Pascom NSF Feitosa)

Pela primeira vez após o anúncio de sua canonização, as relíquias do italiano, Beato Carlo Acutis, vieram a Maceió em missão, e ficaram expostas ao longo de toda programação realizada no final de semana, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Feitosa.

As relíquias do futuro santo da Igreja Católica, vieram pela primeira vez a Alagoas e foram trazidas junto do padre cearense, Fábio Vieira, que atualmente é Chanceler da Diocese de Santa Cruz de Corumbá e Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, na cidade de Ladário, em Mato Grosso do Sul.

Foi um final de semana cheio da graça de Deus, que através das relíquias de Carlo, muitos jovens e pessoas de todas as idades, admirados pelo exemplo e santidade do jovem de 15 anos, que doou a sua vida por amor a Deus, testemunharam uma alegria inestimável por poder vivenciar toda a programação na presença de Carlo e tocar nos relicários, pedindo sua intercessão.

O Padre Fábio Vieira, em entrevista a Pastoral de Comunicação da Paróquia NS de Fátima (Pascom), comentou acerca do início e do crescimento da devoção ao futuro Santo.

“A grande força da devoção do Carlo começou do Brasil para o mundo. O país mostrou esse acolhimento de forma singular e única, na devoção ao Carlo. Então, no Brasil só cresce, começou aqui, vai continuar aqui”, disse o sacerdote.

Fieis de todos os cantos de Alagoas vieram a Maceió, entre a sexta-feira (7) e o domingo (9), e encheram o território pertencente a Paróquia, para alimentar e crescer a fé em Deus e na devoção ao Beato. O Padre ficou bastante feliz e entusiasmado com a quantidade de fiéis que foram venerar a presença física das relíquias.

“Foi um momento único, porque duas semanas atrás foi anunciada a canonização do Carlo e a primeira missão depois desse anúncio foi aqui em Maceió, então o pessoal tá fervoroso, animado e o acolhimento também foram únicos”, completou.

O Padre deixou uma mensagem para os jovens de Maceió e de todo o Brasil, após a visita das relíquias, inspirando a juventude a doar suas vidas, assim como Carlo.

“Minha galerinha querida, tenham um projeto de vida, façam como Carlo, não caminhem, não vivam sem saber para onde estão indo, façam um projeto de vida e nele, como Carlo, incluam Jesus”, finalizou o Padre Fábio Vieira.

Paróquia NS Senhora de Fátima e a comunidade

Durante esses três dias, toda a comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, mobilizou-se e viveu esses três dias intensamente, e com todos os grupos engajados no serviço, na venda dos lanches, na música, segurança, no serviço do altar e do acolhimento de todo o povo.

Também em entrevista a Pascom, o Pároco da comunidade, Padre Francisco Guido, relatou a experiência desses três dias e deu significado a vinda das relíquias a sua paróquia.

“A grande experiência desses três dias foi a atualização da graça. Uma graça atual que nos toca e nos reveste pela santidade daqueles que foram fiéis a Cristo nesta terra. Então, esses três dias foram essa atualização, onde um jovem que deu a vida por Jesus, na sua igreja, pela Eucaristia, vem renovar e atualizar a nossa fé, a fé dos jovens, a fé da nossa igreja”, destacou o Padre.

Ao final de toda a programação e no “fim” do tempo das relíquias na paróquia, Padre Guido, como é popularmente conhecido, foi surpreendido com um anúncio do Padre Fábio Vieira, que deu de presente para a Paróquia de Nossa de Fátima e para o seu pároco, uma relíquia de primeiro grau, permanentemente.

Tal anúncio emocionou não só o Padre Guido, mas toda a comunidade presente, que se alegrou com tamanha graça concedida. A relíquia ficará sob tutoria de Padre Guido, que após a reforma da paróquia, terá um lugarzinho especial, onde todos poderão visitar e tocar na relíquia de Carlo Acutis.

“Quando ganhamos valiosos presentes, tendemos a tomar para si. Mas, de fato, como o Padre falou, é uma relíquia que ficará para a igreja, e é uma alegria poder ser o tutor dela, enquanto finalizamos a reforma. Nós daremos um lugar para Carlos Acutis e também a relíquia de primeiro grau, onde toda a Maceió poderá vir visitar”, finalizou o Padre.