Igreja de Maceió foi a primeira a receber o rito de envio para novos agentes do regional NE2
Por Marcos Filipe | Jornalista e Pascom Arquidiocesana
O rosto da Pastoral da Comunicação da Igreja de Maceió se tornou visível com sorrisos, abraços e olhares dos agentes de diversas paróquias que se reuniram, no último domingo (16), para o I Encontro Arquidiocesano da Pascom. Realizado na Casa Dom Bosco, no bairro da Santa Amélia em Maceió. O Encontro contou com mais de 500 participantes que refletiram o tema: “Escutar com o coração para uma comunicação plena nas mídias sociais”. Além dos palestrantes, o Mons. José Augusto, vigário Geral, marcou presença e, com suas sábias palavras, deixou uma mensagem de motivação e reflexão aos pasconeiros e pasconeiras presentes.
A coordenadora da Pascom, Maria Cícera, lembrou que o momento é especial, um sonho pensando há mais de 13 anos e acolheu os representantes vindos das Dioceses da Província em Alagoas. “Nós reunimos comunicadores católicos de diversas partes da arquidiocese e contamos com a presença de irmãos e irmãs das dioceses de Palmeira dos Índios e Penedo. Também era o sonho do Padre Eduardo Tadeu, nosso primeiro coordenador que está agora na morada eterna, que desejava um grande encontro que reunisse o rosto da nossa Igreja particular e tenho certeza que ele sentiria orgulho de toda Comissão Arquidiocesana e cada agente de Pastoral que se esforçou para estar aqui hoje”.
A coordenadora apresentou o novo subsídio para formação e capacitação de novos agentes da Pascom nas Paróquias. Os conteúdos, livreto, slides, PDF e vídeos foram produzidos pela equipe formada por Maria Cícera, Marcos Filipe, Lívia Crisiane e Pe. Rodrigo Rios e estará disponível para as coordenações paroquiais, que são os responsáveis por este tempo de formação antes do agente ingressar na missão da Pascom, em uma pasta em um drive.
A palestra principal foi ministrada pelo coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, que destacou a valorização da escuta. “Precisamos escutar com coração de forma plena, não como um gesto mecânico, mas uma conversão interior. Comunicar não é apenas falar. A partir do Papa Francisco aprendemos o caminho da escuta que se faz necessária como experiência primaz na comunicação”.
Izael Buarque, pasconeiro da cidade de Japaratinga, distante a 123 km de Maceió, participou de todas as atividades e lembrou do compromisso em levar o conteúdo para sua paróquia. “Essa experiência rica nos recorda que precisamos ser semeadores de tudo o que vimos e vivemos hoje. Cada amigo que reencontramos e conversamos renova a nossa missão e lembra-nos que somos uma grande família”.
O encontro foi avaliado como positivo para o diretor do Setor de Comunicação da Arquidiocese e Assessor Pastoral, Padre Rodrigo Rios. “É muito bonito ver a participação dos agentes, unidos em oração e formação. A Pascom é uma força grande que precisa ser aprimorada e aqui temos a oportunidade de conhecer o rosto de cada um. São iniciativas como essa que fazem a comunicação crescer”.
Participação da província e do regional nordeste 2
A Arquidiocese de Maceió foi a primeira do Regional Nordeste II receber o subsídio de Envio para os pasconeiros. O coordenador da Pascom do regional, Padre Jeferson Adelino, da Diocese de Caruaru esteve presente e explicou o objetivo do material.
“É de nosso costume pedir benção aos mais velhos da nossa família e aos padres, por exemplo. Então é uma forma de suplicar a Deus força e coragem para nossa missão dada por Jesus de ir por todo o mundo e pregar o evangelho”.
Segundo ele, a ideia surgiu para que nas paróquias tivessem um subsídio prático para este momento de envio para a missão, que pode ser introduzido após a homilia ou no final da missa. “É importante pedir a bênção de Deus em nossos serviços”.
O material será distribuído para as demais dioceses do regional. Representantes de Penedo e Palmeira dos Índios estiveram presentes no encontro e também receberam exemplares. Jonathan Vieira, da segunda igreja particular citada, compareceu com um grupo de pasconeiros.
“É uma celebração enquanto província receber esse material e está aqui no primeiro envio. Iremos levar o que aprendemos para as nossas paróquias mais longínquas que tem um pasconeiro pronto para servir”, disse.
A encontro encerrou uma semana de atividades ligadas à Comunicação na Arquidiocese de Maceió com a presença do coordenador nacional da Pascom que contou na sexta-feira (14) com uma formação para os seminaristas e no sábado (15) um encontro com comunicadores de movimentos, pastorais e organismos.